O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Vigifronteiras, participou da Operação Hermanos em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal, contra um grupo que comercializava drogas em diversas regiões do DF. A ação foi realizada nesta quinta-feira (05). Entre os alvos, há dois empreendimentos agropecuários que comercializavam cetamina de uso veterinário – substância anestésica de uso controlado e conhecida por ter efeitos alucinógenos quando utilizada de forma recreativa.
Foram apreendidos 195 frascos (lacrados) de cetamina e uma casa agropecuária foi interditada, autuada por infrações administrativas e teve seus produtos apreendidos cautelarmente, por não estar autorizada a comercializar nem produtos de uso veterinário, nem agrotóxicos. Além disso, o estabelecimento não dispunha de condições adequadas para armazenamento e segregação desses produtos, e mantinha animais em más condições de bem-estar animal.
A cetamina de uso veterinário é um anestésico comumente utilizado na realização de cirurgias de animais de estimação, mas tem sido identificado com frequência o seu desvio de uso como droga recreativa.
A Operação Hermanos correspondeu à LXXIII Operação Ronda Agro, de coerção a atividades ilícitas com produtos agropecuários. Os infratores estão sujeitos a responder pela venda não autorizada de produtos de uso veterinário e agrotóxicos, por crimes relacionados a maus tratos com os animais, além de outros crimes.