Três homens, com idades entre 18 e 33 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na tarde desta terça-feira (25), acusados de pesca ilegal em um rio na região do Fala Verdade, em São Gabriel do Oeste.
Segundo a PMA, os policiais realizavam patrulhamento em uma estrada rural por volta das 16h quando avistaram os suspeitos utilizando uma tarrafa – petrecho de pesca proibido por lei – próximo a uma ponte. Ao serem abordados, os homens não tinham peixes capturados, mas portavam uma tarrafa com malha de 3 cm e 1,80 m de altura, considerada irregular. O equipamento foi apreendido.
Os três acusados foram autuados administrativamente em R$ 700,00 cada por infração ambiental; conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste e tiveram um veículo Volkswagen Gol e três celulares apreendidos temporariamente.
A Justiça arbitrou fiança no valor de um salário mínimo (R$ 1.412,00 em 2024) para cada um. Eles responderão criminalmente por crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, que proíbe a pesca com métodos não permitidos.
A tarrafa é um dos petrechos proibidos por causar grande impacto ambiental, capturando peixes de forma indiscriminada, inclusive espécies protegidas e em período de reprodução. A PMA reforça que pescar com equipamentos irregulares é crime e pode resultar em multas, apreensão de materiais e até prisão.
A população pode denunciar atividades ilegais de pesca pelo telefone da PMA: 190 ou 0800-647-1150. A fiscalização tem sido intensificada em rios e córregos da região para coibir a pesca predatória.
Tony Franco