A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul deu início na última terça-feira, dia 26 de novembro, ao curso ‘Fortalecimento da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher em Situação de Violência’, no município de Paraíso das Águas. A capacitação, que terminou na quarta-feira, tem como objetivo qualificar profissionais da região e ampliar a rede de apoio à mulher em situação de violência, com foco no aprimoramento do atendimento, acolhimento e orientação às vítimas.
Na abertura do evento, meninas adolescentes do projeto Trama e Arte fizeram uma apresentação da coreografia “Somos todas Marias”. O curso conta com a participação de aproximadamente 45 profissionais que atuam em diferentes serviços da rede de atendimento à mulher – como o Cras, Creas e serviços de saúde, entre outros – e da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania da cidade de Paraíso das Águas.
Na sequência, os servidores do TJ iniciaram a formação da rede abordando especialmente os aspectos psicossociais da violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha e o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FNAR). Ao longo dos dois dias de evento, a Coordenadoria da Mulher também apresentou a ferramenta de medidas protetivas online e ofereceu orientações sobre o uso da plataforma ConectaJus Mulher, além de informar sobre canais de denúncia como o Ligue 180 e divulgar a campanha #TodosPorElas.
A capacitação é fundamental para aprimorar os serviços oferecidos às mulheres em situação de violência, assegurando que os profissionais tenham os recursos necessários para proporcionar um atendimento eficiente e humanizado, com foco na perspectiva de gênero e no fortalecimento da cooperação entre os órgãos públicos e parceiros sociais.
Saiba mais – O evento foi realizado no Salão de Eventos Multiuso Municipal Natalina Pereira do Nascimento e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania.