Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Sérgio Marcon apresenta na Nova Difusora FM as propostas para São Gabriel do Oeste

O candidato a prefeito de São Gabriel do Oeste pelo PSDB, Sérgio Marcon, foi o segundo entrevistado pela Rádio Nova Difusora FM 90,3, ontem (27), e apresentou aos eleitores suas propostas caso seja eleito no próximo dia 6 de outubro.

“Eu sou um homem de 60 anos de idade, pai de duas filhas, Caroline e Gabriele, casado com a Mara, com quem tenho um convívio familiar muito forte. Cheguei aqui em 1973, mas só fui morar mesmo definitivamente em 1976. Fiz a sexta, a sétima e a oitava séries do Ensino Fundamental aqui em São Gabriel. Depois fui para Campo Grande para fazer o Ensino Médio e a faculdade de Administração, me formando em 1985. Sou do pessoal da primeira turma de São Gabriel do Oeste, estudei com os primeiros moradores de São Gabriel do Oeste”, recordou.

Por isso, completou o candidato, tem um convívio com a cidade há muito tempo. “Estamos falando aí de 48 anos. Eu me formei e retornei para São Gabriel do Oeste. Na sequência da formatura, eu já estava aqui envolvido nas atividades da minha família e do município. Eu fui eleito para a diretoria do Sindicato Rural em1989, então, já estava inserido no município, sendo um secretário, depois fui primeiro-tesoureiro, primeiro-secretário e presidente, trabalhando por 17 anos no Sindicato Rural”, pontuou.

Sérgio Marcon acrescentou que criou um bom trânsito com pessoas que, naquele momento, eram as lideranças sindicais. “Tive também a honra de fazer parte, como secretário municipal de Finanças, do governo do Jorge Franzino Barbosa. Eu fui eleito junto com ele, trabalhando por nove meses do mandato com ele, com quem aprendi muito”, assegurou.

Agora, de acordo com ele, tem novamente a oportunidade de, mais uma vez, colocar o nome à disposição para ser prefeito de São Gabriel do Oeste. “Também passei um bom tempo na Cooasgo (Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste), posterior ao meu mandato de prefeito. Isso fez com que a gente abrisse outros horizontes e trabalhasse para trazer desenvolvimento para São Gabriel do Oeste”, afirmou.

Amizades políticas

O candidato a prefeito ainda acrescentou que é preciso estruturar o município com o que ele tem de melhor. “Nós temos que atrair para cá pessoas para morar e nesse momento também contribuir com elas para que possam vir e não terem que se deslocar tanto no seu dia a dia para trabalhar. Então nós temos, sim, um serviço prestado por esse município há 48 anos. E eu só tenho de agradecer a oportunidade, porque esse município me deu tudo, me deu família, me deu patrimônio e quero ter condição de retribuir”, afirmou.

Sérgio Marcon completou que pretende devolver ao município e aos moradores de São Gabriel do Oeste tudo o que for possível. “Eu sou formado em Administração e isso eu sei fazer, já provei e vou fazer mais, podem confiar”, prometeu, acrescentando que está na vida pública há muito tempo e fez bons contatos em nível estadual.

“Eu posso citar praticamente que, com a maioria dos deputados estaduais, a gente tem um bom relacionamento, construído ao longo dos anos. Não foi de imediato, não foi agora, não foi ontem, foi ao longo dos anos. Tenho um bom relacionamento com a bancada federal, que a gente sempre conviveu, sempre abriu as portas para eles, do município, para que pudessem também ajudar no nosso desenvolvimento”, revelou.

Ele ainda citou que o apoio dos senadores é muito forte porque trabalhou para eleger uma senadora do agro, que foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo de Jair Bolsonaro. “Estou falando da Tereza Cristina, que é minha amiga particular, mesmo antes de pensar em ser candidata a alguma coisa. Ela foi secretária, por muito tempo, no governo de André Puccinelli. Também tenho amizade com os senadores que estão hoje em exercício e eles têm um comprometimento com o São Gabriel do Oeste de trazer para cá desenvolvimento, seja através de emendas, seja através de indicações que a gente possa chegar a um órgão que vá liberar recursos para nós”, detalhou.

O ex-prefeito também citou a amizade com o atual governador Eduardo Riedel e também com o ex-governador Reinaldo Azambuja, que foi um divisor de águas em apoio aos municípios. “São dois gestores municipalistas, que trouxeram e trazem inúmeros recursos para São Gabriel do Oeste. À frente da Cooasgo, eu busquei parcerias e elas vieram. Tenho certeza que elas virão ainda mais, então, ao me colocar à disposição como candidato novamente, é porque eu tenho o dever e uma obrigação de fazer mais por essa população”, argumentou.

Ele voltou a lembrar que tem o seu patrimônio no município e sua família também. “A minha filha mais velha já está morando novamente em São Gabriel do Oeste e, com a glória de Deus, a minha segunda filha, a Gabriele, virá para clinicar em São Gabriel do Oeste, pois quer terminar a residência dela e voltar para cá, onde pretendo continuar fazendo o máximo possível por essa comunidade”, garantiu.

Saúde

Sobre a área da saúde, Sérgio Marcon disse que, primeiro, precisava desmentir a inverdade sobre o tema na época da sua primeira administração. “Eu nunca tive a intenção e nem o poder de querer privatizar ou vender o hospital municipal, como foi propagado e como também estão novamente falando. Muito pelo contrário, nosso plano está aqui, está registrado há muito tempo e deixa claro que temos um pacto pela saúde, que é a maior demanda da população”, pontuou.

Ele lembrou que, no passado, era o asfalto, por causa da poeira, mas hoje é a saúde. “Nós temos que ampliar o hospital municipal. Muito já foi feito, reestruturado e ampliado, com muitas também especialidades médicas, mas a população ainda quer mais e nós vamos trazer mais especialistas, oferecendo exames de alto custo. Já se começou a fazer isso, com a tomografia, com a endoscopia, coisas que vamos manter, além de trazer pra cá os mutirões de saúde”, adiantou.

O candidato lembrou que a filha é médica e somente no último fim de semana fez nove laqueaduras. “É um projeto dentro da universidade onde ela está se formando e nós temos, sim, uma proposta que está no nosso programa de governo. Já repeti aqui, mas vamos fortalecer, pois nós temos cada dia mais pessoas com essa dificuldade. É uma demanda grande que nós temos e nós vamos resolver”, assegurou, falando que pretende buscar ajuda do Estado e da União para pôr em prática projetos audaciosos na área de saúde pública.

“São Gabriel do Oeste já é referência, com o seu corpo clínico, com o seu corpo de funcionários, é um exemplo da região norte de Mato Grosso do Sul. Então, nós estamos aí com as coisas bem claras nesse sentido. Nós vamos fazer mais porque temos condições, temos apoios e temos pessoas que vão aderir à nossa campanha, que já estão dentro da nossa campanha e também do nosso próximo mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025, caso isso logre êxito”, declarou.

O ex-prefeito revelou que o hospital municipal tem condições de atender pessoas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também aqueles que têm plano de saúde privado. “Com plano de saúde, hoje nós temos aí talvez 7 mil pessoas e elas precisam ser atendidas no nosso hospital municipal. Já existe também um estudo que está na Câmara Municipal e que contemplará o anseio dos funcionários da fundação, que é deixarem de ser CLT e migrarem para serem estatutários”, citou.

Serviço público

Sérgio Marcon garantiu que o seu compromisso com os servidores públicos de São Gabriel do Oeste é melhorar cada vez mais as condições de trabalho para eles. “Nós temos que valorizá-los, seja de forma financeira, como também na parte de relacionamento. Nós temos um corpo técnico excelente no município, em todas as áreas, e isso é só visto pelas pessoas de fora. Nós aqui, às vezes, falamos que aquele cara não me atendeu bem, ele é isso, ele é aquilo, mas nós temos sim uma boa equipe de servidores”, garantiu.

Para ele, só quando os cidadãos saem do município e encontram outras realidades, percebem como em São Gabriel do Oeste é diferente. “É muito gostoso sair daqui e ver como nós somos reconhecidos ali no outro lado da rua. Porque lá nós temos sim um reconhecimento de que São Gabriel do Oeste é uma boa cidade, que os funcionários são bons, então, nós temos que ter essa valorização, seja nos reajustes salariais que a legislação vai permitir, que a gente possa fazer, se tivermos condições, e vamos ter de fazer acima dessa reposição”, avisou.

O candidato disse que também vê que o município está precisando dar um pouco de estrutura, embelezar o ambiente de trabalho. “Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente decadente. Nós temos que ter isso, nós queremos fazer um funcionalismo público que tenha excelência, que tenha um atendimento muito bom”, revelou.

O ex-prefeito ainda afirmou que não foi pela sua vontade quando a administração passada cancelou o convênio de saúde dos servidores. “Ela mandou um ofício dizendo que, para São Gabriel do Oeste, não se tornava viável economicamente manter o plano. Nós queremos melhorar e que nós possamos também fazer o atendimento aqui em São Gabriel do Oeste, seja com parceria com os planos de saúde da Cassems ou da Unimed, o que nós possamos trazer para cá esse atendimento”, pontuou.

Habitação

No quesito habitação, o candidato disse que a administração atual já avançou muito. “Nós estamos aí, em andamento, mais de 300 residências, seja nos prédios, seja em loteamentos tocados pela Prefeitura. Eu sei que a demanda é muito maior, pois ainda temos mais de 600 inscritos e onde a gente tem caminhado as pessoas se queixam da dificuldade de manter um aluguel, pelo salário que é pago, pois o custo de vida em São Gabriel é alto e eles gostariam, sim, de participar, de serem contemplados ali na frente com uma residência dessas”, analisou.

Por isso, conforme ele, a Prefeitura tem condições de, com os apoios dos governos estadual e federal, fazer mais moradias populares. “A gente tem de olhar também a nossa contrapartida. O município tem que estar preparado para acolher esses novos moradores e esse novo desenvolvimento que se aproxima”, declarou.

Educação

A respeito da educação, Sérgio Marcon lembrou que São Gabriel do Oeste tem uma capacidade muito grande. “Nós queremos sim, e já está aí, uma escola que vai ser feita muito rápido, lá perto do loteamento São Cristóvão, com 7 salas, isso vai proporcionar 14 turmas”, projetou.

“Nós temos também aprovado uma escola de tempo integral e, dentro dessa escola de tempo integral, se for possível, a gente gostaria de trazer para cá, é municipal, uma bilingue, para que as nossas crianças tenham oportunidade de aprender espanhol e inglês, que hoje são as línguas que estão sendo mais difundidas e propagadas”, lembrou.

Nesse sentido, conforme ele, há essa necessidade de ampliar as vagas, pois, para o município crescer e atrair pessoas para trabalhar, provavelmente, virão crianças também. “Nós temos um projeto que foi começado no nosso mandato, que é no período das férias, um CMEI atenda as crianças, porque temos mães que continuam trabalhando e que não têm como deixar seus filhos em casa nesse período”, argumentou, lembrando que já foi feito no seu mandato e o prefeito Jefferson deu continuidade.

Outra intenção dele é manter o Proerd, que é um programa fundamental em parceria com a Polícia Militar para conscientizar os jovens sobre o perigo da dependência em drogas. “Nós queremos que isso seja fomentado cada vez mais na educação. Eu tenho para mim, e eu fiz isso e gostaria de que a gente conseguisse realizar, oferecer cursos preparatórios para o Enem. Vamos pegar os nossos principais mestres, que nós temos muitos professores capacitados, e preparar as pessoas para terem condições de serem aprovados”, sugeriu.

Com relação ao piso salarial dos professores, o candidato lembrou que é uma obrigação. “É lei, mas eu que cumpri, e eu sou legalista, eu não infrinjo a lei, eu faço o que a lei permite e tomo muito cuidado também, porque eu estou tratando dos recursos dos cidadãos, não é meu. O meu eu posso até brincar, mas o que é do município não. Eu sei que tenho essa condição, porque pelas entidades que eu passei, inclusive pela Prefeitura, eu não tenho nenhum problema. Nós fomos citados, isso é uma particularidade, como um dos únicos municípios que não teve em quatro anos uma pendência no Tribunal de Contas”, recordou.

Saneamento básico

Com respeito ao tratamento de esgoto, o candidato lembrou que a atual administração já tem um projeto, que será colocado em prática, tendo, inclusive, o orçamento necessário, em torno de R$ 15 milhões, que vai solucionar em muito a questão do mau cheiro. “A partir do dia 7 de outubro, eu já tenho algumas reuniões agendadas para que a gente conquiste parte desse recurso na esfera federal”, avisou.

Ele recordou que quando foi projetado o atual sistema de tratamento de esgoto as pessoas falaram que era para uma população de 30 mil habitantes. “Era algo que parecia inatingível e, hoje, nós temos mais de 30 mil habitantes e precisamos pensar novamente em uma melhoria. Não tenha ilusão de que vamos tirar dali, pois não se arranca uma estação daquela de uma hora para outra. Nós temos sim que trabalhar para diminuir o odor e que seja a solução definitiva, que tenhamos condições de tratar e que não saia de lá odor que possa infectar as casas dos vizinhos”, disse.

Considerações finais

Nas suas considerações finais, Sérgio Marcon disse que a população pode ter certeza da sua dedicação plena. “Eu me debruço sobre as minhas atividades, eu me concentro, eu trabalho, eu não tenho receio de dizer que eu sou até ruim, às vezes, comigo mesmo. Eu me policio muito, eu me cobro muito para que a gente possa se dedicar”, revelou.

Ele ainda agradeceu à família, que está lhe apoiando na atual caminhada. “Quero agradecer ao meu irmão e ao meu sobrinho que estão tocando parte das minhas atividades privadas com lisura. Eles me permitem estar na vida pública há tanto tempo. A gente tem que agradecer essas pessoas, agradecer à família e aos amigos que estão comprometidos com o nosso projeto e que a gente possa cumprir com tudo aquilo que está no nosso plano de governo”, afirmou.

O candidato lembrou que cada administrador que passou pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste fez o seu melhor. Ninguém sai de casa para fazer o seu pior, todos saem com o pensamento de progredir e de fazer mais por São Gabriel do Oeste. Nós estamos em uma caminhada, que tem inúmeras pessoas envolvidas. Temos que agradecer a essas pessoas que acreditaram no nosso projeto e que contribuíram para que construíssemos esse plano de governo estruturado. Com todo esse apoio que nós temos, com certeza vamos colocar esse plano de governo”, prometeu.

O ex-prefeito informou que está caminhando, tendo reuniões e recebendo pessoas de fora e deputados que virão oferecer parcerias cada vez mais fundamentadas. “Temos o Governo do Estado, sendo que recentemente estive com o governador Riedel e vou deixá-lo anunciar o que vai trazer para São Gabriel do Oeste, não vou eu anunciar, e também com o ex-governador Reinaldo. Portanto, o nosso compromisso com a população é que a gente vai fazer mais do que já foi feito”, assegurou.

Sérgio Marcon recordou ainda que recebeu, no passado, a Prefeitura em outras condições que vai receber em 2025, caso seja eleito. “O prefeito Jefferson tem que entregar o município melhor que ele recebeu. Essa é a obrigação do administrador e que ele faça isso para que nós possamos dar continuidade. O que está bom, vamos melhorar. E o que tem que ser melhorado, nós vamos transformar. E digo novamente, que o compromisso meu e da minha vice é que a gente vai fazer São Gabriel do Oeste bombar, já que esse é um termo que os jovens usam hoje em dia”, concluiu.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress