Na noite dessa quinta-feira (29), cerca de 80 pessoas, entre microempreendedores, empresários, artesãos e estudantes, marcaram presença na Unidade do Sebrae/MS em Coxim para acompanharam as palestras magnas ministradas por empresários cases de sucesso convidados: Luiz Quinderé, fundador do Brownie do Luiz, e Luciana Jarber, artesã e mentora na área. A iniciativa foi um dos destaques da Semana do MEI – ação nacional promovida pelo Sebrae de 26 a 30 de maio, com foco em orientações e qualificação para o fortalecimento do comércio local.
De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o evento teve o propósito de levar conhecimento ao público. “A Semana do MEI é uma das ações mais relevantes do calendário do Sebrae, pois oferece conteúdo de qualidade, orientação e inspiração para quem empreende ou deseja empreender. Em Coxim, tivemos uma noite especial, com duas histórias que mostram que é possível transformar talento em negócio de sucesso com planejamento, persistência e apoio. Nossa missão é justamente essa, estar ao lado dos pequenos negócios em cada etapa da jornada, desde a formalização até a consolidação no mercado”, reiterou.
Entre as autoridades presentes, esteve o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Saimon Cândido, que destacou a importância do evento e o compromisso da gestão com o fortalecimento do empreendedorismo local. “Celebrar a Semana do MEI é fundamental para nós, e é uma alegria fazer parte desse movimento. Em Coxim, temos um compromisso real com o desenvolvimento local. Trabalhamos de forma constante para que nossos empreendedores cresçam e prosperem. Podem ter certeza que a nossa cidade é próspera, tem vocação para empreender e estamos empenhados em ser parceiros de quem faz a economia girar”, salientou.
Luzicarla Softov, gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, pontuou a importância da Semana do MEI para levar conhecimento a quem empreende
Palestras que conectam propósito e empreendedorismo
O ponto alto da programação em Coxim foi a presença de dois grandes nomes do empreendedorismo nacional, que encantaram o público ao compartilharem a trajetória de sucesso que traçaram. A noite começou com a palestra da artesã e mentora Luciana Jaber, profissional com mais de 30 anos de experiência no universo dos negócios criativos. Com o tema “Como transformar arte em negócio – Da criação à estratégia: o caminho para um negócio lucrativo e sustentável”, Luciana mostrou, de forma prática e inspiradora, como transformar talento e paixão em uma fonte de renda sustentável e profissionalizada.
“Desde muito pequena eu já me via empreendedora. Sempre fui movida pela vontade de aprender e colocar meu artesanato em prática. Meu mundo era feito de cores, linhas e ideias. Mas foi depois de enfrentar muitas dificuldades que percebi que, o que me alimentava de verdade era o amor pelo que eu fazia. Minha avó sempre dizia que eu tinha ‘mãos de fada’, e isso ficou comigo. No entanto, só na faculdade entendi o quanto eu ainda precisava aprender sobre empreendedorismo. Ali, meus horizontes se abriram e tudo mudou no meu negócio. A tecnologia se tornou minha grande aliada, facilitando o dia a dia e ampliando minhas possibilidades. E a comunicação, sem dúvida, é uma das chaves do sucesso, e entender o que você vende e para quem você vende é essencial. Hoje, quero deixar com vocês uma última chave, que entrego de coração: a quarta chave, aquela que representa inspiração, coragem e a vontade de nunca desistir dos seus sonhos”, ressaltou.
A artesã Luciana Jaber destacou que, além da paixão pelo trabalho, é preciso ter planejamento e posicionamento de marca para concretizar o negócio
Logo após, foi a vez do público se envolver com a história de Luiz Quinderé, fundador da marca Brownie do Luiz, um dos maiores cases de sucesso no setor de confeitaria no Brasil. Com a palestra “Do sonho à realidade: como transformar sua paixão em um negócio rentável”, Luiz compartilhou a história da jornada que percorreu no empreendedorismo. Tudo teve início nos tempos de escola, quando começou a vender brownies aos 15 anos, até a consolidação de uma empresa reconhecida nacionalmente. Na palestra, ele abordou a importância de se formalizar, os primeiros passos para empreender com estrutura e o processo de profissionalização que o levou a expandir a marca para diversos estados brasileiros.
“No começo, foi muito tempo errando e aprendendo na prática. Hoje, o cenário mudou, e o Sebrae foi um dos apoios que fizeram a diferença. Procurei ajuda num momento difícil e entendi que organização, como o registro de marca, é essencial. Aprendi também a usar a internet com estratégia, com ferramentas que agregam. Tudo começou no colégio, vendendo brownies. Um dia, recebi uma ligação da Ana Maria Braga e isso deu um boom no negócio. Depois veio a parceria com o Gabigol, quando criamos a lata do brownie após ele comer um durante um jogo, uma sacada de marketing que funcionou muito bem. Abri minha empresa aos 21, mas já não podia ser MEI pelo faturamento. Hoje, com sete anos de empresa, produzimos de 10 a 12 mil unidades por dia. Mas nem tudo foi fácil: compartilhei também os momentos difíceis, porque empreender é mais desafiador do que parece. É importante mostrar que, com esforço, é possível sair de quatro brownies por dia para mais de uma tonelada”, enfatizou.
Luiz Quinderé, proprietário da empresa Brownie do Luiz, compartilhou com os participantes a história que traçou no empreendedorismo
Participantes se inspiram e viram a chave para crescer
O empresário do ramo alimentício Luiz Fernando Zanin, participante das palestras na Semana do MEI e que compartilha com Luiz do Brownie, não apenas o nome, mas também a paixão pelo produto, destacou como o momento foi inspirador. “Amei as palestras, especialmente porque acompanho o trabalho do Luiz há muito tempo e, mesmo assim, não conhecia toda a história dele. Ver como o começo dele é parecido com o que eu e minha mãe vivemos no nosso empreendimento foi uma conexão muito forte. A palestra sobre inovação abriu muito minha cabeça, pois sempre buscamos mudar e fazer coisas novas, mesmo sendo ainda pequenos. Outro ponto que me chamou atenção foi a importância de vender o produto pensando no consumidor, no que ele gosta e deseja. Foi uma verdadeira virada de chave para mim. Saio daqui com a certeza de que inovar e entender o cliente são fundamentais para crescer”, destacou.
A empresária do ramo de semijoias Silvânia Sanches também participou das palestras na Semana do MEI e enfatiza como o conhecimento adquirido vai ajudá-la no dia a dia. “Foram duas palestras incríveis, muito motivadoras. Aprendi que empreender exige inovação, criatividade e perseverança, pois não é um caminho fácil, mas é preciso buscar sempre o melhor. Agradeço ao Sebrae por essa oportunidade e espero que venham muitas outras palestras como essas. Ver histórias que começam do zero e vencem os obstáculos nos motiva a acreditar que todos podem alcançar o sucesso, mesmo diante das dificuldades. O importante é não desanimar”, reforçou.
Outra participante do evento, a locutora de rádio Dalva Souza, destacou o impacto das palestras em sua visão profissional e pessoal: “Participar dessas palestras foi uma verdadeira virada de chave para mim. Elas trouxeram visões diferentes que me fizeram acreditar ainda mais no meu potencial, valorizar o trabalho que faço e me motivaram a buscar a excelência em cada serviço que entrego. Sair daqui com essa nova perspectiva é essencial para quem quer crescer e fazer a diferença no mercado”, ponderou.
Semana do MEI
Além das palestras, a Semana do MEI oferece até o final da tarde desta sexta-feira (30) atendimentos presenciais para regularização de débitos, emissão de documentos (como a Declaração Anual do MEI), alterações cadastrais e formalização de novos negócios. Além de Coxim, os serviços também são oferecidos em outras cidades da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Os pontos de atendimento disponíveis em cada cidade podem ser consultados por meio do site semanadomei.ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.