O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Rogério Beretta, realizou na terça-feira (20) palestra no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã, para alunos do curso tecnólogo em agronegócio, a convite do diretor do IFMS local, Izidro Lima Júnior e do professor e engenheiro de produção Josivan Matos, mestre em Administração. O evento, que reuniu mais de 200 participantes, contou ainda com a presença de alunos da UEMS de Ponta Porã e alunos da Uninorte, faculdade do Paraguai.

O tema da palestra foi “Gestão rural no Mato Grosso do Sul: Desafios e Oportunidades”. Na ocasião, Beretta enfocou os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. “Abordamos o status do Mato Grosso do Sul hoje em relação aos índices de crescimento. Apresentamos o mapa de uso e ocupação do solo e depois exploramos aí todos os setores do agro que podem contribuir com pro estado atingir a meta de carbono neutro até 2030”, salientou.
O secretário-executivo ainda traçou um panorama sobre a questão dos investimentos públicos que o Estado está fazendo principalmente no setor de logística. Beretta também abordou as oportunidades que a Rota Bioceânica vai trazer para Mato Grosso do Sul. “Foi uma palestra muito interessante porque o público era jovem, de estudantes do curso de agronegócio tanto da UEMS quanto do IFMS. Nós ainda tivemos a oportunidade de poder apresentar o Estado para alguns professores dessas três universidade”, concluiu.