A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) participou na quarta-feira (05) da Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Segundo o coordenador do Prosolo da Semadesc, Fernando Nascimento, que esteve presente à solenidade, o objetivo é fortalecer a cooperação entre os três ministérios para desenvolver soluções energéticas eficientes para a produção de alimentos, no âmbito da Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013).De acordo com Nascimento, o Acordo possibilitará avanços demandados pelo setor quanto à questão de distribuição e qualidade de carga nas diferentes regiões, além de buscar soluções onde há conflitos entre o setor elétrico e de produção de alimentos com irrigação.
Com 8,5 milhões de hectares irrigados e potencial de expansão para 55 milhões, o Brasil se destaca no cenário global da produção agrícola. No entanto, a disponibilidade de energia elétrica confiável e acessível ainda é um obstáculo para o crescimento desse setor estratégico.
O ACT integra esforços institucionais para aprimorar a infraestrutura elétrica e viabilizar soluções inovadoras dentro da Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013), assegurando eficiência produtiva, hídrica e ambiental.A assinatura do ACT fortalece a agenda de desenvolvimento econômico e social, especialmente em estados com grande potencial agrícola e desafios energéticos.