Com o objetivo de ampliar a participação popular na efetivação de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores, o Município de São Gabriel do Oeste, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizará a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento ocorrerá no dia 2 de abril, na quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a partir das 13h.
A conferência possibilita que a população contribua ativamente para a formulação de políticas públicas e para o direcionamento das ações governamentais em todas as esferas, dentro de um sistema de saúde descentralizado e integrado.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a Conferência Municipal abordará três eixos centrais:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
Entre os principais objetivos da etapa municipal estão o debate, a proposição e a deliberação de diretrizes e ações que fortaleçam uma política pública voltada à garantia do acesso à saúde pelo SUS. Os objetivos específicos incluem:
- Analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional;
- Debater e formular diretrizes e propostas relacionadas ao tema e aos eixos temáticos, considerando as prioridades locais para inclusão nos instrumentos de gestão e orçamento da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- Elaborar o Relatório Final; e
- Encaminhar as propostas aprovadas para inclusão nos planos de saúde.
Durante a Conferência Municipal, serão eleitos, de forma paritária, os delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual. As conferências municipais desempenham um papel fundamental no planejamento e na organização das etapas seguintes, garantindo uma contribuição efetiva ao debate estadual.
A participação ativa de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores é essencial para fortalecer a construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente. A administração municipal reafirma seu compromisso em avançar nas políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho e um atendimento qualificado para toda a população.
