Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

São Gabriel do Oeste é contemplada com duas novas escolas, uma em tempo integral

Durante entrevista à Rádio Nova Difusora FM 90,3, a secretária municipal de Educação de São Gabriel do Oeste, Daniele Souza Emiliani, falou sobre vários assuntos relacionados à pasta, inclusive sobre as duas escolas que serão construídas no município, uma totalmente com recursos próprios.

Na última quarta-feira (26) foi realizada a licitação e a escola será construída nas proximidades do Parque Aquático, utilizando uma modalidade mais rápida de construção em que é montada toda a estrutura de ferro e depois são colocadas as placas.

Em aproximadamente seis meses, a escola deverá ser entregue e o investimento será de mais de R$ 5 milhões em recursos próprios. Também deverá ser construída uma quadra, porém no modelo de construção convencional, o que deverá demorar um pouco mais.

A previsão de funcionamento é para 2025. A estratégia é que muitos estudantes que estão hoje matriculados na Escola Ênio Carlos Bortolini e também na Nilma Glória Gerace Gazineu, residentes no Bairro Jardim Gramado, sejam transferidos para esta nova escola. Isso diminuirá o número de estudantes nas outras escolas e, ao mesmo tempo, abrirá mais vagas.

São Gabriel do Oeste também foi contemplada no último PAC Seleções do Governo Federal com R$ 11 milhões para a construção de outra escola que será erguida nos altos da Avenida Castelo Branco. O projeto prevê nove salas e funcionará em tempo integral para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, uma modalidade que São Gabriel ainda não atende.

Sobre as vagas, a secretária explicou que o município consegue atender a demanda e que não há alunos fora de sala de aula. “Pode acontecer de alguém querer se matricular em uma determinada escola ou em um determinado período e não encontrar vaga. Mas, no geral, contando todas as escolas do município, sobram mais de trezentas vagas”, disse Daniele.

Em 2024, a gestão municipal conseguiu avançar na questão da reforma das escolas e modernização dos espaços. Como exemplo, a Escola Ênio Carlos Bortolini está com uma identidade bem diferente após uma reforma que mudou totalmente a infraestrutura com a troca de pisos, pintura, telhado, forro, ampliação da cozinha, entre outras mudanças significativas.

Sobre o quadro de professores disse que, apesar de terem ocorrido muitas aposentadorias e aumento no número de salas de aula, foram chamados vários concursados. Muitos professores novos estão interessados em trabalhar em São Gabriel do Oeste, pois o município oferece o segundo maior salário da rede municipal de Mato Grosso do Sul. Além dessa valorização dos profissionais de educação, há também investimento na formação continuada.

O município se antecipa para melhorar as escolas e construir novas unidades para que não faltem vagas para os moradores, uma vez que novos postos de trabalho serão abertos em 2025, em especial pela ampliação da planta da Aurora.

A Secretaria de Educação de São Gabriel do Oeste, além de ter estendido o programa de formação específico para as famílias, agora está pensando em publicar nas suas redes sociais um link com os programas de formação para toda a população.

O mesmo grupo de formadores do programa de professores também realiza a formação com os pais, mas com um conteúdo específico. A secretária parabenizou toda a equipe, que, apesar de ser pequena, trabalha muito e faz a diferença.

Todos os gestores, coordenadores e professores se empenham para alcançar o destaque que São Gabriel ganhou na educação dentro e fora do estado. “É fruto de muito trabalho de todos, pois não adianta só ter estrutura e ferramentas se o professor não tiver interesse, garra e muita vontade. Em São Gabriel do Oeste, graças ao esforço de todos, funciona muito bem, e é por isso que a educação municipal é premiada no estado e até nacionalmente”, pontuou.

A secretária lembrou que o recesso escolar será de 17 a 31 de julho, mas as escolas estarão abertas em horário corrido, das 7 às 13 horas. É um recesso escolar merecido para descansar, dar uma pausa e recuperar o fôlego. A Secretaria de Educação disponibiliza um número para que os pais de alunos ou qualquer cidadão possam tirar dúvidas: (67) 3295-5321.

Tony Franco

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress