Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Representantes do SAAE e da Aurora Coop falam sobre coleta seletiva em São Gabriel do Oeste

Em entrevista À Rádio Nova Difusora FM 90.3, de São Gabriel do Oeste, nesta terça-feira (23), a presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rose Pires e o Lucas representando a Aurora Coop, estiveram falando sobre a parceria entre as duas empresas que em pouco tempo vem dando ótimos resultados.

Lucas começou falando sobre um trabalho que foi feito no Dia Mundial da Limpeza que foi realizado por todas as unidades da Aurora, onde foi feito até um concurso e a unidade de São Gabriel ficou em terceiro lugar. Durante a realização dos trabalhos foram retirados cerca de 300 Kg de lixo do meio ambiente e em menos de três horas, foram arrecadadas mais de 2.000 garrafas pets para o projeto Luzes do Cerrado.

Lucas ainda conclamou a população para a importância da população ajudar na coleta seletiva do lixo, separar tudo direitinho e destinar somente no local correto.

Lucas fez uma avaliação sobre o projeto, pois segundo ele, a Aurora com o nome, o peso que tem, quando entra num projeto é pra fazer dar resultado. Sobre o projeto que já é realidade Lucas disse que vê um retorno muito positivo, e sobre o programa de voluntariado, da Fundação Aury Luiz Bodanese um dos valores da Aurora Coop é a sustentabilidade e para o projeto a Aurora Coop já investiu R$ 250.000,00 em contêineres para ser distribuído para a população de São Gabriel do Oeste.

Segundo Lucas, onde estão sendo colocados os contêineres, está sendo reforçado o trabalho de conscientização, batendo de porta em porta e explicando para cada morador a necessidade da coleta bem feita, e como o cidadão pode fazer, para que tudo saia perfeito. Para a implantação dos contêineres, durante e após a implementação.

Lucas disse ainda que onde foram implantados os resultados foram bem positivos. A quantidade de lixo que estava nas frentes das casas e, às vezes, até cachorro, gato, a avaliação é que as ruas realmente ficam mais limpas e principalmente o alcance do objetivo final que é a preservação do meio ambiente.

“Um dos valores da Aurora Coop é a sustentabilidade, na prática, na veia mesmo todas as ações voltadas ao meio ambiente. Essa é somente uma das inúmeras ações que a Cooperativa tem e a gente faz também o trabalho de educação para as crianças nas Escolas uma vez a cada um ou dois meses esse trabalho é feito com crianças de algumas escolas.

A presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rose Pires explicou que essa parceria com a Aurora tem quatro anos no projeto da coleta mecanizada, que começou com apenas trinta contêineres e hoje, as campanhas evoluíram, com a parceria Aurora /SAAE, doações de contêineres pela Aurora e compras de mais outros pelo SAAE, hoje existe uma realidade transformadora.

“Nós vemos São Gabriel do Oeste, em nível de coleta de resíduos, uma cidade totalmente inovadora pro Estado, porque hoje já implantamos, do projeto lá atrás, que iniciou em apenas um bairro – Cohab IV – e hoje já avançamos para mais três bairros.

Rose explicou que com esta parceria, toda cidade será contemplada com os contêineres, cem por cento coletas mecanizadas. Tem que ser feito um trabalho forte de conscientização diante da população para que faça a separação certinha evitando assim poluição visual e assim mantendo uma cidade limpa.

Sobre o lixão Rose Pires explicou que a cooperativa que faz o trabalho da reciclagem também depende de uma coleta bem feita para gerar renda. Os coletores (Garis) levam tudo separado para que possa chegar até o pessoal da reciclagem de uma maneira que eles possam trabalhar e gerar renda.

Rose explicou ainda que este projeto da coleta mecanizada veio pra beneficiar a todos, inclusive ajudar até mesmo os coletores, evitando acidentes com cortes, cacos de vidros e outros mais. Muitas pessoas perguntam como vai funcionar os contêineres e Rose explica que continua tudo sendo feito nos mesmo dias, de segunda a sexta-feira e o que muda é que na segunda-feira vai ser recolhido somente o lixo orgânico, o container marrom e na terça-feira, o verde que é o lixo reciclável, mas que isso não interfere porque as pessoas podem levar o lixo e depositar qualquer dia que será recolhido.

Rose fez um alerta para a população sobre o descarte de outras coisas que não sejam lixo doméstico. Pois algumas pessoas estão colocando até gato, cachorro morto e carnes estragadas nos contêineres e isso não pode, pois gera um cheiro insuportável e muitas vezes as pessoas acham que são os contêineres que não são lavados. Na questão de animais mortos, folhas não podem ser jogadas nos contêineres, tem que ser colocados num saco, colocados na frente da casa que a Secretaria de Obras vai retirar.

Sobre quando a cidade inteira poderá contar com a coleta mecanizada, Rose explicou que o SAAE, diante do projeto que deu certo e os pedidos da população, evoluindo e sendo aceito, o projeto é feito por parte porque depende de toda uma logística como caminhões adaptados e preparados para a coleta dos contêineres. “

Porém, agora foram comprados equipamentos para equipar mais três caminhões, eram só dois com este equipamento de pegar o container e jogar e agora com uma compra de R$ 80 mil de equipamentos para os três caminhões. São os braços contentores que pegam os contêineres.

“Já foram comprados e os contêineres também, nós fizemos uma licitação que já terminou e o projeto é implantar a coleta mecanizada até final do ano, sendo implantados até o final 2.600 contêineres para toda cidade. Foi uma compra, ata de registro, de uma licitação de mais de três milhões, então nós vamos buscando, implantando, agora, por exemplo, vai chegar uma remessa que possivelmente colocaremos no Bairro Milani, e através da Prefeitura foi doado o caminhão higienizador, numa compra de mais de dois milhões e que deverá ser entregue até o final do mês”, explicou Rose.

Para encerrar, Rose reforçou o pedido para que as pessoas coloquem garrafas Pets ao lado de suas lixeiras para que sejam recolhidas pelos coletores e encaminhadas para serem usadas no projeto Luzes do Cerrado. Ela lembrou que não é só agora, nesse momento, mas durante todo ano essa campanha de recolher as garrafas Pets, portanto é interessante que o morador separe a garrafa pet porque é um lixo que nas mãos das artesãs do projeto se transforma em arte e deixam a cidade muito mais bonita no fim de ano.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress