A pedagoga Ilka Minari transmite puro amor pela profissão que escolheu exercer. Instrutora do “Despertando” desde a implantação em 2022, no distrito de Pontinha do Cocho, em Camapuã, hoje está à frente de sua terceira turma e coleciona histórias de transformação proporcionadas pelo programa de alfabetização do Senar/MS.
“É minha paixão. Eu não vejo a hora de chegar o momento de vir para cá e ter esse contato, esse convívio. O Despertando é a menina dos meus olhos. Acho que vou chegar aos 80 anos e, se ainda tiver o programa, vou estar nele ainda”, resume a professora.
Na visão da instrutora, trabalhar na alfabetização de adultos por meio do programa Despertando possibilita vivências valiosas na troca de experiências entre ela e os alunos, oportunidade incomum em salas de aula convencionais.
“A gente passa o conhecimento das letras, mas eles nos passam o ensinamento de vida. Eu sou apenas um instrumento. Ouvindo, orientando, dando amor, carinho e atenção porque é disso que eles precisam também. Alfabetizar não é só ensinar a ler e escrever, a partir do momento que você alfabetiza, os alunos se tornam capazes de ler o mundo, autossuficientes”, complementa.
Despertando
Desde 2022, a iniciativa do Senar/MS, oportuniza alfabetização para jovens e adultos. Nesse período, 460 alunos, de 15 municípios, foram inscritos nas aulas que ensinam habilidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos.
O programa tem carga horária presencial de 243 horas por etapa, com aproximadamente 81 dias úteis de duração, com encontros três vezes na semana, em turma de no máximo 10 alunos, para uma educação personalizada. O Despertando é dividido em duas etapas: Inicial – para introdução da leitura e escrita da língua portuguesa e noções de cálculos matemáticos básico. E a Intermediária, que aprimora conhecimento na interpretação e produção de texto e cálculos matemáticos um pouco mais complexos.
Nas duas etapas são desenvolvidos temas complementares, que abordam consciência da saúde física e mental, valorização da cultura do nosso estado, além de debate e divulgação de assuntos referente ao Agro. Para 2025 há previsão de realização de 55 turmas. Mais informações podem ser obtidas no sindicato rural do município.