Na manhã da última segunda-feira (04/10), a Polícia Militar deu início à 10ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática (CAFT) com uma aula inaugural realizada em Coxim.
O evento contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel Renato dos Anjos Garnes; do Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Marcus Vinicius Pollet; o Comandante de Policiamento de Área 6, Coronel James Magno Morais Silveira; do Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Tenente-Coronel Rigoberto Rocha da Silva; do Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Adriano Rodrigues de Oliveira, além de diversas outras autoridades.
Durante a cerimônia, os policiais presentes assistiram a uma palestra ministrada pelo Promotor Michel Maesano Mancuelho, que abordou o tema “Persecução Penal e a atuação da Polícia Militar”.
O curso tem como público-alvo oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, além de integrantes de outras forças policiais, visando o aprimoramento das habilidades no patrulhamento de Força Tática. Entre as funções abordadas no curso estão: intervenções em situações críticas, patrulhamento ostensivo em áreas sensíveis, apoio em operações policiais e resposta imediata em ocorrências de alta periculosidade.
Ao todo, 31 alunos da área do policiamento de área-6, que compõem esta décima turma do curso.
Na ocasião, o Comandante Geral, Coronel Renato dos Anjos Garnes, também aproveitou a oportunidade para conversar com os alunos soldados que estão em formação no polo de Coxim. Durante sua fala, ele destacou a importância da dedicação ao serviço público e reforçou o compromisso da PMMS com a segurança de Mato Grosso do Sul. Coronel Renato ressaltou a efetividade da Polícia Militar do estado, reconhecida como a terceira melhor PM do país e a que mais apreende drogas, consolidando sua atuação firme no combate ao crime e na proteção da população.
O Tenente-Coronel Rigoberto Rocha da Silva, Comandante do Batalhão de Choque, também comentou sobre a relevância da Força Tática, enfatizando seu papel como reforço ao policiamento ostensivo e a importância dos alunos como multiplicadores: “A Força Tática é um reforço da Rádio Patrulha, e esses alunos terão a missão de multiplicar o conhecimento e a técnica para fortalecer a atuação da Polícia Militar em todo o estado,” afirmou o Comandante.