O trabalho da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) no fortalecimento da cadeia suinícola de Mato Grosso do Sul foi destaque durante o 7º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura, realizado nesta terça-feira (13) em Dourados. O evento é promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) e já é considerado o principal encontro do setor no Estado.
Representando a Semadesc, participam o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, e o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold. O Fórum reúne cerca de mil profissionais da cadeia produtiva, entre produtores, técnicos, empresários e representantes de instituições públicas e privadas, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
Com foco na inovação, sustentabilidade e boas práticas de produção, o evento discute os desafios e as oportunidades do setor, que vem crescendo de forma expressiva em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados da Iagro e do Sistema Famasul, o estado alcançou um marco expressivo em 2024, com o abate de 3,39 milhões de suínos, um crescimento de 7,1% em relação a 2023, quando foram abatidos 3,17 milhões de animais .
Durante a solenidade de abertura, o coordenador de Pecuária da Semadesc, o médico-veterinário Marivaldo Miranda, foi homenageado pela diretoria da ASUMAS pelo seu papel estratégico no desenvolvimento da suinocultura estadual. A atuação técnica de Marivaldo tem contribuído para a expansão sustentável da atividade, com foco na sanidade animal, no bem-estar e na agregação de valor à produção.
O veterinário é um dos idealizadores do programa Leitão Vida que incentiva a produção de suínos com sustentabilidade.
Importância da suinocultura

Na abertura do Fórum, o secretário-executivo Rogério Beretta destacou a importância da atividade na cadeia econômica do Estado. “Quero parabenizar todos os produtores que elevaram a qualidade da suinocultura estadual. Estou muito satisfeito de ver que isso, mais uma vez, está se tornando realidade. Eu quero saudar todos os produtores e o presidente da Asumas. Essa importante cadeia que está presente no nosso consumo. São os fornecedores, a indústria, toda essa gama de pessoas representadas nesses estandes. Eles têm um papel muito importante em trazer tecnologia para cá, trazer assistência técnica na implementação dos seus produtos e gerar emprego e renda para a nossa população”, frisou.
O evento é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e conta com a correalização do Sistema Famasul/Senar-MS. Além de painéis técnicos, a programação inclui rodadas de negócios e exposições de tecnologias voltadas para a suinocultura.