O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura da 47ª edição da Expointer, nesta sexta-feira (30), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O tema desta edição é “Superar é da nossa natureza”, uma referência às enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul neste ano, destacando a superação das perdas e a resiliência do agronegócio gaúcho.
O ministro Carlos Fávaro iniciou seu discurso ressaltando a força dos produtores gaúchos após as perdas por intempéries climáticas. “O símbolo da força da agropecuária está aqui nesta feira, tudo recomeçando a passos largos, os números já mostram a força da economia. Nós tínhamos que estar aqui neste momento”, disse.
Fávaro destacou a aprovação do PLN 25/2024, que facilita o acesso ao crédito para produtores atingidos pelas enchentes e que estavam com seus nomes negativados. “Estamos aqui para trazer as boas notícias. Ainda ontem o Congresso Nacional votou o PLN e as medidas já estão indo para a sanção do presidente, para que nós possamos, além de todas as outras, facilitar o acesso dos produtores rurais às medidas”, expôs.
“Certamente serão medidas que permitirão a reconstrução, com dignidade, de todos os produtores. O trabalho continua.”, completou o ministro da Agricultura.
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, destacou que o Governo Federal está empenhado em propor medidas de apoio. “O governo tem compromisso e desde o início tem construído políticas públicas para dialogar com todos os setores do agro. As medidas até agora anunciadas são pedidas muito importantes”, afirmou
O governador do RS, Eduardo Leite, expressou que, em 2024, os gaúchos superarão as dificuldades e adversidades, e que a Expointer mostra a força do setor agropecuário gaúcho.
Além da solenidade oficial, ocorreu também o desfile dos campeões dos exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos e ovelhas, além dos produtos vencedores do concurso da agricultura familiar. O evento contou com a participação do cavalo Caramelo, resgatado durante as enchentes que ocorreram no mês de maio deste ano.
EXPOINTER
A feira é considerada uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. Conta com exposições de animais, demonstrações de tecnologias agrícolas e oportunidades para os visitantes conhecerem as inovações que estão moldando o futuro do agronegócio no Brasil.
No último ano, bateu recordes de público e negócios, registrando cerca de 820 mil visitantes e R$ 8 milhões em negócios.