Com foco em tratos culturais da soqueira, o 10º Ciclo do Seminário CanaMS foi um dos pontos altos da Expocanas 2024. Tradicionalmente realizado no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, essa 1º edição do Seminário CanaMS foi comemorativa em referência aos 10 anos do evento e, para marcar essa primeira década de atividades, o CanaMS foi realizado na Expocanas.
O evento aconteceu em Nova Alvorada do Sul, na quarta-feira, 25 de março, a tarde. O Seminário reforçou a importância da pesquisa e inovação para o futuro do setor sucroenergético para contribuir com a consolidação do Mato Grosso do Sul como polo de energia renovável, tendo como tema “Tratos Culturais de Soqueiras”. Essa foi a primeira vez que o CanaMS foi realizado na Expocanas, como parte das atividades técnico-científicas do evento.
Essa edição comemorativa do CanaMS reuniu autoridades, lideranças e interessados no tema. Na ocasião, foram entregues homenagens para algumas personalidades que apoiaram a criação e a execução do evento e que já tem sua história consolidada. Foram homenageadas as seguintes instituições: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Associação Sul-Mato-Grossense dos Fornecedores de Cana (Sulcanas), Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), além do diretor da TCH Gestão Agrícola, José Trevelin Júnior e do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e coordenador do evento, Cesar José da Silva.
Na ocasião, Harley Nonato de Oliveira, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, ressaltou a importância da união do setor para o crescimento sustentável. “A Expocanas é um dos maiores eventos voltados para o setor sucroenergético do MS. Nossa Unidade está participando com várias atividades técnico-cientificas, apresentando resultados de pesquisas que deram origem a tecnologias sustentáveis e que buscam fortalecer a diversificação de culturas e incentivar a adoção dos sistemas integrados de produção na região”, explicou ele.
Em suas falas, Trevelin e Cesar agradeceram as homenagens e destacaram a relevância do CanaMS para o desenvolvimento do setor. O presidente da Sulcanas, Márcio Verrunes, enfatizou o papel da pesquisa e inovação para o futuro do setor sucroenergético. Já o presidente-executivo da Biosul, Amaury Pekelman, destacou que a Biosul completa 15 anos esse ano e explicou “mas o Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar de Mato Grosso do Sul completa 40 anos no MS, ou seja, começamos lá atrás, com outras pessoas, mas temos toda essa história presente no setor agroenergético estadual e depois é que a gente criou a Biosul”.
Programação
Após as homenagens, a programação do CanaMS, continuou com a palestra de Juliano Balbino, da Kracht, intitulada “Eficiência Metabólica e a busca por produtividade”, ele apresentou estratégias para otimizar o metabolismo das plantas e aumentar a produção de cana-de-açúcar.
Na sequência, o tema foi “Biológicos para o manejo de soqueira”, com Leonardo Vitti Brusantin, da Biotrop, que demonstrou o potencial dos biológicos no manejo de soqueiras, visando a redução do uso de defensivos químicos e a melhoria da saúde do solo.
A terceira palestra foi sobre “Estratégias de inserção da irrigação na matriz produtiva”, realizada por Lucas Farsoni Gallo, da Pedra Agroindustrial S/A, que falou da importância da irrigação para garantir a produtividade em diferentes cenários climáticos.
Finalmente, para encerrar o evento foi apresentado o “Case Irrigação Cana: Usina Da Mata S/A Açúcar e Álcool”, por José Carlos Contiero, que compartilhou a experiência da usina na implementação de sistemas de irrigação, destacando os resultados obtidos.
O CanaMS é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a TCH Gestão Agrícola, com apoio da Biosul e Sulcanas e conta com o patrocínio de empresas importantes do setor, como Agro-X, Kracht, Biotrop, Euroforte, Ubyfol, Microgeo, MS Drones, Union Agro e CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, demonstrando a relevância do tema para o mercado.
Autoridades
A solenidade de abertura da Expocanas 2025, realizada em Nova Alvorada do Sul (MS), na manhã do dia 25 de março, reuniu as principais lideranças do setor sucroenergético estadual, além de autoridades e representantes institucionais.
O presidente-executivo da Biosul, Amaury Pekelman apresentou um panorama da safra 24/25 e as perspectivas para 25/26. a solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades dentre elas, o secretário de Estado da Semadesc, Jaime Elias Verruk, representando o governador Eduardo Riedel. Em sua fala, ele destacou o crescimento das indústrias de etanol de milho que garante um salto na produção de bioenergia de milho de 37% no Estado.
Unidade Demonstrativa
Além da participação na solenidade de abertura e da realização do Seminário CanaMS, a Embrapa Agropecuária Oeste também trabalhou em sua Unidade Demonstrativa, instalada no porque de Exposições, onde a Expocanas acontece. Ali, os visitantes conheceram tecnologias instaladas no campo, com destaque para a importância do manejo adequado do solo e o uso de plantas de cobertura para a melhoria da microbiota e o desenvolvimento saudável do canavial. Também puderam esclarecer dúvidas relacionadas a fertilidade do solo, Sistema Antecipasto e Sistema Diamantino, que estavam sendo demonstradas a campo.
Após a solenidade de abertura da Expocanas, realizada na manhã, do dia 25 de março, Verruk conheceu todas as tecnologias da Embrapa que estão sendo demonstradas no campo e conversou com pesquisadores de demais membros da equipe presentes no evento. Foi no campo que ele recebeu a sua homenagem em agradecimento a parceria em prol do CanaMS. Todas as homenagens entregues também fazem parte das ações comemorativas dos 50 anos da Embrapa Agropecuária Oeste.
Já, no dia seguinte, quarta-feira, 26 de março, o secretário Verruk retornou a visitar a área demonstrativa com tecnologias da Embrapa no campo. Porém, dessa vez, a visita contou a presença do Governado Eduardo Riedel. Eles conheceram juntos as tecnologias demonstradas a campo e conversaram com a equipe da Unidade. Os dois participaram da Expocanas, para entregar à Atvos, a Licença de Instalação (LI) para a primeira unidade de biometano, com investimento de R$ 350 milhões. A usina será a segunda no Estado a produzir biometano a partir de resíduos do setor sucroenergético.
Seminário ILP
Na quinta-feira, 27 de março, foi realizado o Seminário Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Rotação de Culturas. O evento apresentou resultados de pesquisas conduzidas pela Embrapa Agropecuária Oeste e que estavam sendo demonstradas a campo na Expocanas.
O Seminário contou com o apoio do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul e a presença de seu presidente, Leandro Lyrio. Contou também com a participação do Prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, entre outras lideranças da região. Após as palestras, todos puderam esclarecer dúvidas e participar da visita à Unidade Demonstrativa Permanente da Embrapa na Expocanas.
O Seminário de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Rotação de Culturas é um evento que faz parte da Jornada pelo Clima, rumo à COP30, pois as tecnologias que apresentadas estão alinhadas aos compromissos do evento.