Com o objetivo de estreitar os laços bilaterais, ampliar o acesso a mercados e destacar as práticas de sustentabilidade da agropecuária brasileira, nos dias 6 e 7 de fevereiro, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou missão oficial ao Reino Unido.
O encontro teve início com uma reunião de coordenação na Embaixada Brasileira em Londres, onde foram alinhadas as estratégias de atuação. Em seguida, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, participaram de um encontro bilateral com o Ministro Daniel Zeichner, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA), equivalente ao Ministério da Agricultura Britânico. Durante a reunião, foram traçadas diretrizes para a sessão subsequente do II Comitê Conjunto de Agricultura, além de discussões sobre cooperação e práticas sustentáveis. No II Comitê Conjunto de Agricultura, foram abordados temas de interesse da pauta bilateral de comércio entre os dois países. Este comitê é um mecanismo vital na relação bilateral e as expectativas são promissoras após as discussões realizadas.
O dia foi encerrado em um encontro com o embaixador do Brasil em Londres, Antônio Patriota.
ENGAJAMENTO COM O SETOR VAREJISTA BRITÂNICO
No segundo dia, a delegação reuniu-se com representantes das principais redes varejistas do Reino Unido, responsáveis por mais de 70% do varejo britânico. As conversas focaram na cooperação comercial e na apresentação das práticas sustentáveis adotadas pelo governo brasileiro para assegurar a sustentabilidade na agricultura, inclusive dando destaque aos esforços com resultados da diminuição drástica do desmatamento.
O dia foi finalizado em uma reunião com o embaixador José Augusto, onde foram abordados os rumos da organização internacional do café e do açúcar.
A missão oficial ao Reino Unido reforça o compromisso do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em ampliar o acesso a mercados e destacar as iniciativas de sustentabilidade que posicionam o Brasil como líder em práticas agrícolas responsáveis e promover a cooperação internacional.