Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Mapa destaca novas oportunidades para produtores em evento sobre inovação agrícola

Nesta quarta-feira (13), o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin, destacou, durante sua palestra no Summit Agro 2024 em São Paulo, as novas oportunidades para o produtor rural frente às mudanças globais no setor agrícola.

Augustin ressaltou que a agricultura brasileira vive um momento decisivo, onde inovação e sustentabilidade são essenciais para garantir segurança alimentar e preservação ambiental. “O Programa de Conversão de Pastagens Degradadas não só promove a recuperação ambiental, mas também assegura a sustentabilidade e reduz as emissões de gases de efeito estufa, transformando áreas degradadas em espaços produtivos e alinhando a produção agrícola às exigências de um futuro sustentável”, afirmou.

Com iniciativas como essa, o Mapa reafirma seu compromisso em liderar a transição para uma agricultura mais responsável e eficiente, posicionando o Brasil como um exemplo de produção sustentável no cenário global.

A pretensão do governo com o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) é a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos, podendo praticamente dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, evitando assim a expansão sobre áreas de vegetação nativa.

PNCPD

Criado dezembro de 2023, por meio do Decreto 11.815/2023, o PNCPD tem como finalidade promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis.

Entre as atividades previstas estão: a adoção e manutenção das tecnologias sustentáveis; o mapeamento das áreas prioritárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas condizentes com a sociobioeconomia local e regional; o financiamento a produtores rurais; o desenvolvimento de planos de negócios de acordo com os mapas de aptidão (áreas e culturas/práticas agropecuárias prioritárias); entre outros.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress