Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre produtores rurais do Brasil e da Bolívia, a Embrapa Pantanal realizou, na última sexta feira dia 9 de maio, um intercâmbio de experiências Brasil–Bolívia sobre Manejo e Produção Animal no Pantanal. Evento foi realizado no Auditório Águas do Pantanal, localizado na sede da Unidade, em Corumbá – MS.
O evento integra as ações de difusão de tecnologias promovidas pela Embrapa Pantanal, com foco na valorização do conhecimento local, na integração dos territórios de fronteira e no incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais. O encontro contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Stefano Rettore, do Grover Ibáñez líder do grupo CREA Beni Bolívia – Associação Boliviana de Consórcios Regionais e Experimentação Agropecuária, que vieram buscar junto a Embrapa conhecimentos técnicos passíveis de serem replicados na região do departamento de Beni, no país vizinho.
Durante o evento foram apresentados dois painéis: “Caracterização e uso sustentável das pastagens nativas e cultivadas do Pantanal”, pelo pesquisador da Embrapa José Aníbal Comastri Filho; e “Produção Pecuária em áreas úmidas do Pantanal”, ministrada pelo também pesquisador da Embrapa Urbano Abreu. Segundo o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Carlos Padovani este é mais um evento da cooperação de longa data da Unidade com o país vizinho, mais uma troca de experiências muito rica. “A região de Beni na Bolívia é muito semelhante à nossa aqui do Pantanal, fazendo com que muitas tecnologias brasileiras possam ser transferidas e adaptadas na Bolívia, bem como possamos buscar práticas realizadas lá que possam ser interessantes para o Pantanal”, explicou Padovani.
Para o assessor e líder do grupo CREA Grover Ibáñez este intercâmbio é muito produtivo para o grupo, formado por 9 produtores da região de Beni. “Somos admiradores do trabalho da Embrapa na região pantaneira e estamos buscando uma melhora no manejo do pasto e sabemos que não há instituição melhor e com maior expertise nesta área. Acredito que este intercâmbio gerará muitos frutos”, detalhou Grover. Estiveram presentes no evento também, o chefe de Transferência de Tecnologia, Thiago Coppola, além de pesquisadores e produtores do Brasil e da Bolívia.