Sexta-feira (16) foi dia de abertura da Semana S em Mato Grosso do Sul, com direito a cerimônia e palestra do economista Samy Dana, no Centro de Convenções Dr. José Roberto Tadros, em Campo Grande. O evento contou com a participação do governador Eduardo Riedel, que ao lado do titular da Semadesc, Jaime Verruck, e do presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com todo o Sistema S na transformação regional.
“É um evento [Semana S] a altura do trabalho realizado por Fecomércio, Sesc e Senac, acompanhando a transformação pela qual passa o Mato Grosso do Sul. Estamos tendo uma atração inédita de muitos bilhões de reais em investimentos privados, consequência direto do crescimento, e isso demanda investimento em infraestrtura. Fazemos isso, dando suporte para esse crescimento”, frisa o governador.
Eduardo Riedel completa ainda afirmando que outra consequência do crescimento regional é o pleno emprego em Mato Grosso do Sul, fruto também dos investimentos públicos, concessões e PPPs (Parcerias Públicos-privadas) realizadas, junto ao investimento do capital privado.
“Quando chega nesse patamar, há grupos pequenos disponíveis para esse trabalho. Então nesse contexto de desenvolvimento temos que qualificar essas pessoas para acessar essas vagas que existem, e aqui temos uma parceria para isso”, destaca o governador, se referindo à Fecomércio e todo Sistema S.
“É uma parceria fundamental para aplacar essa demanda do empresariado. E aqui neste prédio a gente vê três andares lotados com cursos de qualificação. Isso é ótimo. Então nosso trabalho é esse, identificar a demanda e encontrar as pessoas que podem suprir essa demanda. O melhor programa social que tem é o emprego, poder no fim do dia saber que está dando à sociedade o melhor de si’, finaliza Riedel.








Já o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, comentou que o Sistema S celebra o empreendedorismo, a atuação sindical junto à comunidade, e destacou ainda o ambiente propício para o desenvolvimento de negócios em Mato Grosso do Sul, o que atrai cada vez mais investimentos para o Estado.
“Nesse cenário, o Sistema S oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento, recebendo empresários de diversos segmentos para debates enriquecedores sobre inovação nos negócios e as tendências de mercado que moldam o nosso futuro”, explica para o público de aproximadamente 1 mil pessoas.
Semana S
Atividades foram ofertadas pela Fecomércio nas mais variadas áreas, como saúde, beleza, gastronomia, gestão, comunicação e tecnologia realizadas simultaneamente, em mais de 60 oficinas e palestras, além de intervenções artísticas.
Além de moradores de Campo Grande, a Semana S mobilizou 22 caravanas de cidades do interior do Estado. As palestras magnas foram conduzidas pelo especialista em inovação, Juan Pablo Boeira, referência nacional no assunto. Ele trouxe provocações sobre como pensar diferente em tempos incertos. Mostrou, ainda, como a Inteligência Artificial está mudando mercados, profissões e hábitos de consumo e apontou os erros comuns que empresas e profissionais cometem ao ignorar essa revolução.
Já o economista e comentarista Samy Dana, falou sobre desafios e oportunidades da economia brasileira, destacando o comportamento do mercado em diferentes cenários mundiais, além de comparativos entre países de destaque no cenário da economia mundial. Para ele, apesar dos desafios, o Brasil ainda é uma potencialidade e desperta interesse dos empresários.