Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Galinha caipira canela-preta é tema central de eventos em Wall Ferraz

O “Curso sobre elaboração de pratos comerciais com galinhas da raça Canela-Preta” e o “II seminário sobre galinha caipira da raça Canela-Preta de Wall Ferraz” foram conduzidos pela Embrapa Meio-Norte, contando com a colaboração de entidades parceiras e articuladores.

Agricultores familiares, criadores de galinhas caipiras, técnicos, estudantes de escolas agrícolas e representantes de instituições públicas e privadas estiveram presentes nos locais.

O curso de gastronomia coordenado pela Embrapa Meio-Norte junto a Associação de Criadores de Galinha Caipira Canela-Preta (ACGCCP) e o Centro Educacional de Pesquisa e Acompanhamento Agrícola do Piauí (CEPAAP), ocorreu no povoado Canto da Umburana, no município de Wall Ferraz (PI).

A chefe Wanilda Arrais ensinou aos participantes os principais cortes e receitas da galinha caipira Canela-Preta, meios que agregam valor de mercado e aumentam o aproveitamento da carne. As iguarias foram apresentadas no concurso de pratos durante o seminário, no dia seguinte, na residência da produtora Joelma Pacheco, presidente da ACGCCP.

O público recebeu orientações sobre as estratégias de agregação de valor aos produtos. Com o curso, eles aprenderam a fazer o corte nas “juntas” da galinha, onde a ave é cortada em 24 partes sem fragmentos de ossos, o que melhora a qualidade do produto.

O analista Marcos Jacob comentou que todas estas ações são resultado dos projetos da Embrapa, em parceria com o CEPAAP, desde a organização dos produtores até a fundação da associação. Esta mobilização possibilitou a melhoria das instalações e dos manejos alimentar e sanitário, elevando a produtividade e a renda das famílias.

O município de Wall Ferraz é reconhecido atualmente como um farol de desenvolvimento na avicultura caipira, de acordo com o analista. Jacob também destacou que foi feita a capacitação de oito criadores para serem agentes multiplicadores da raça, ação do projeto de conservação de recursos genéticos.

Já durante a segunda edição do “Seminário sobre galinha caipira da raça Canela-Preta de Wall Ferraz” foi realizada na Chapada da Cabeceira, em Wall Ferraz (PI). A equipe da Embrapa Meio-Norte e associados da ACGCCP apresentaram o histórico e das perspectivas futuras da raça Canela-Preta.

A presença da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Piauí (FETAG)  reforçou a necessidade de parceria com a Embrapa para a difusão das raças de galinhas caipiras no estado. 

“O foco foi mostrar que a raça nativa deve ser pura, dando independência aos produtores focando no tripé da sustentabilidade, atingindo os setores Ambiental, Social e Econômico. O mercado paga por sustentabilidade”, disse o analista.

Galinhas caipiras, gigantes invisíveis da agricultura familiar

Plumagem em tons vermelhos, pretos e dourados, dimorfismo sexual característico, ovos amarelos, vermelhos, azuis ou esverdeados, a  galinha caipira da raça Canela-Preta, tipicamente Nordestina, é patrimônio genético, cultural e histórico do Piauí. 

Para Marcos Jacob, a conservação de recursos genéticos de galinhas caipiras vai além das raças, é do poleiro ao prato. O mesmo ressalva que toda raça nativa deve “começar e terminar pela boca”, partindo pela boca do animal e indo para boca do consumidor, modo de conservar recursos genéticos.

“A melhor forma de conservar uma raça nativa é através do uso, uma raça nativa só se sustenta se sustentar quem a cria”, concluiu.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress