O Flamengo garantiu o título da Taça Guanabara ao vencer o Maricá no Maracanã por 5 a 0 na última rodada. Gerson, Léo Ortiz, Arrascaeta, Luiz Araújo e Matheus Gonçalves marcaram os gols rubro-negros em uma partida na qual o time de Filipe Luís dominou do primeiro ao último minuto.
O título da Taça Guanabara conquistado pelo Rubro-Negro é o 25º de sua história. O clube é o recordista de taças, seguido pelo Vasco, com 13, e o Fluminense, com 12. O Botafogo é o quarto, com oito.
A conquista rubro-negra foi marcada por um golaço do jovem Matheus Gonçalves, com direito a drible desconcertante e cavadinha sobre o goleiro Dida (veja no vídeo abaixo). Após a partida, o jogador falou sobre o lance.
“Fazer um golaço desse é resultado de muito trabalho. Eu brinco com meus companheiros que, quando sai cara a cara, é só cavar. O goleiro sai fazendo o X, e a gente manda por cima”, disse.
O Flamengo volta a campo apenas no próximo final de semana no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O adversário, local e horário serão definidos no domingo, após o fim da 11ª rodada
O Flamengo termina a primeira fase do Cariocão com a primeira colocação, com 23 pontos somados. Já o Maricá fica com o 10º lugar, sem vaga na Taça Rio, mas garantido na primeira divisão em 2026.
O primeiro tempo
O Flamengo teve os primeiros 45 minutos absolutamente dominantes contra o Maricá no Maracanã. Sufocando o adversário no campo de defesa, era questão de tempo o primeiro gol. E veio dos pés de Gerson.
O meia aproveitou rebote de chute bloqueado de Plata e chapou no canto direito de Dida para abrir o placar. Minutos depois, foi vez de Léo Ortiz ampliar, também após cobrança de escanteio.
O goleiro do Maricá falhou e deixou a bola nos pés do zagueiro, que cutucou para dentro do gol. Domínio completo sem dar chances ao adversário.
O segundo tempo
A vantagem não fez com que o Flamengo diminuísse o apetite no segundo tempo. Voltou pressionando, mordendo e criando oportunidades. Foi assim que Arrascaeta ampliou, chapando no canto esquerdo após ajeitada de Plata.
Os dois últimos gols foram pinturas. Luiz Araújo invadiu a área pela lado esquerdo passando por dois marcadores e bateu cruzado rasteiro. Nos minutos finais, Matheus Gonçalves tabelou com Wallace Yan, deixou um marcador no chão e cavou por cima de Dida para dar números finais e carimbar a conquista flamenguista.