O governo de Mato Grosso do Sul decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-governador Marcelo Miranda Soares, ocorrido nesta terça-feira (23), em Campo Grande, aos 87 anos. A medida foi assinada pelo governador Eduardo Riedel e publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
O decreto expressa pesar pela morte do ex-chefe do Executivo estadual, que faleceu em decorrência de complicações de uma pneumonia.
Também em homenagem ao ex-governador, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) decretou luto oficial de três dias e determinou o hasteamento das bandeiras a meio-mastro. O velório será realizado no saguão Nelly Martins, na sede do Parlamento estadual, a partir das 8h desta quarta-feira (24), aberto ao público.
A Mesa Diretora da ALEMS destacou a relevância histórica de Marcelo Miranda para a consolidação das instituições sul-mato-grossenses. O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), lamentou a perda e ressaltou a trajetória do ex-governador, que também foi prefeito de Campo Grande e senador da República.
“Exerceu funções importantes e contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições do Estado”, afirmou.
Nascido em Uberaba (MG), em 1938, Marcelo Miranda Soares construiu sua trajetória pública em Mato Grosso do Sul a partir da década de 1970. Engenheiro civil e administrador público, ele atuou na implantação de obras de infraestrutura antes de ingressar na vida política.
Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979, governador por nomeação entre 1979 e 1980, senador da República de 1983 a 1987 e voltou ao comando do Executivo estadual após ser eleito governador em 1986, exercendo mandato de 1987 a 1991. Também foi superintendente regional do DNIT no Estado entre 2003 e 2012.
A história política de Marcelo Miranda se entrelaça com a da própria ALEMS, especialmente no período de reorganização institucional do Estado recém-criado, no fim da década de 1970. Em meio à crise política da época, o então presidente da Assembleia, deputado Londres Machado, chegou a assumir interinamente o governo antes da posse de Miranda.
Familiares e autoridades também destacaram o legado deixado pelo ex-governador. Entre eles, o deputado estadual João Henrique (NOVO), neto de Marcelo Miranda, que lembrou a influência do avô em sua formação política.
Reconhecido como um dos protagonistas da consolidação administrativa de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda deixa um legado ligado à expansão da infraestrutura, à organização institucional e ao fortalecimento dos municípios do Estado.











