A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), composta pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Rogério Beretta e coordenadora de Citricultura. Karla de Nadai visitou na quarta-feira (05) juntamente com os produtores sul-mato-grossenses Marcelo Abrão e Rodolfo Holsbach, uma fazenda de laranjas e uma indústria de suco em Bebedouro, São Paulo.
De acordo com Beretta, primeiro a equipe foi conhecer a Agropecuária Hausten, de produção de laranjas. “Os proprietários da fazenda, Eduardo e Fabio Halsten nos receberam, mostraram todo o manejo do pomar, as medidas de controle do greening adotadas na propriedade e as estratégias de comercialização. Pudemos conhecer de perto, então, o dia a dia de uma agropecuária de produção de laranjas já em atividade há muito tempo”, salientou o secretário-executivo.
![](https://nortenoticiasms.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-1024x796.png)
Equipe da Semadesc e produtores sul-mato-grossenses visitaram agropecuária Hausten em Bebedouro para conhecer a produção e as técnicas de manejo
Depois a segunda visita, foi na unidade da Dreyfus, a indústria de suco de laranja em Bebedouro. “Fomos recebidos pelos diretores Ivan e João Carneiro e pelos técnicos Santiago e Tutida. No local conhecemos um pouco mais sobre a empresa, os seus projetos de futuro, além do posicionamento dela em relação ao mercado de suco de laranja no mundo”, enfatizou.
Beretta destaca que a Dreyfus, era a maior processadora de suco de laranja do Brasil e também são produtores de laranja. “Eles têm projetos de expansão de áreas de produção de laranja para outros estados, fugindo então do greening de São Paulo. Com isso aproveitamos para apresentar o estado do Mato Grosso do Sul como uma alternativa de mercado inicial para os plantios de laranja.Falamos também sobre a oportunidade que o Mato Grosso do Sul oferece para a Dreyfus de ser local de uma futura instalação de uma indústria de suco de laranja”, acrescentou.
A diretoria da Dreyfus também apresentou para os produtores sul mato grossenses como é o projeto de fomento da empresa para os fornecedores de laranja. “Já existe a intenção dos produtores locais de fechar em contrato de aquisição futura das áreas que estão sendo plantadas aqui no Estado. E a visita foi uma oportunidade de conhecer melhor como funciona esse projeto de fomento deles”, finalizou.