Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Equipe da Semadesc, Iagro e Agraer visita Espanha para conhecer novas tecnologias

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovaçáo (Semadesc) da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), está visitando nesta semana, as províncias de Múrcia e Almeria, na Espanha, para conhecer projetos de tecnologias avançadas na produção de verduras, legumes, frutas, flores, citrus em estufas e irrigação em terrenos áridos. A horticultura é uma das atividades econômicas importantes da região, que também é conhecida por sua produção de vinhos.

A missão sul-mato-grossense é composta pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rogério Beretta, a coordenadora de horticultura Karla Nadai, o presidente da Iagro, Daniel Ingold, a coordenadora de defesa Vegetal da Iagro, Glaucy Ortiz além do diretor-presidente da Agraer Washington Willeman. Em Múrcia eles visitaram um órgão do Ministério da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, que é o Centro Superior de Investigação Científica. Trata-se de um órgão de pesquisa que engloba todos os assuntos do agronegócio da Espanha. Na ocasião, o grupo foi recebido pelo diretor desse centro, Juan José Alarcón Cabanheiro. Na visita, eles conheceram toda a estrutura de pesquisa e os órgãos que são da gestão.
Também foram recebidos pelo departamento de irrigação que apresentou os trabalhos de uso racional da água na região, que é extremamente árida. “Aqui chove apenas 200 milímetros por ano e então é importante destacar esse trabalho feito aqui pelo órgão”, disse o secretário Rogério Beretta.

A equipe também conheceu a realidade da região de Múrcia, onde existe uma grande produção de citrus. Além da laranja e do limão, também se produz tangerina, uma variedade de hortaliças, tomate, melancia e melão. A visita contou ainda com a participação do professor Fernando Broeto, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Botucatu. “Foi por meio do Fernando que nós tivemos acesso a um importante centro de pesquisa espanhol. No encontro nossa equipe apresentou a realidade do Mato Grosso do Sul em troca de experiências com os técnicos da Espanha”, comentou Beretta.

Irrigação e produtividade

Projetos de irrigação desenvolvidos na Fazenda Experimental do Centro de Edafologia e Biologia Aplicada del Segura (SEBAS) em Múrcia também foram apresentados a equipe da Semadesc. No local, os técnicos tiveram acesso aos trabalhos de medição do uso da água nas diferentes situações de produção de melão e de laranja, tanto em áreas cobertas com estufa, quanto à céu aberto.

“Eles mostraram os trabalhos que estão sendo feitos em solo, com medição da água e do solo através de equipamentos digitais. O uso correto da água, evitando desperdício e como toda a fertirrigação desses pomares é feita. Evitando desperdício da água também se evita o desperdício de fertilizantes e consequentemente se evita a contaminação do lençol freático”, explicou Beretta.

A equipe conheceu ainda a pesquisa de nutrição de plantas em estufas. “Nesta parte de nutrição de plantas eles realizam um excelente trabalho com o cultivo do algodão”, discorre o secretário.
Ele ressalta que o cultivo de algodão é feito por hidroponia e aeroponia (uma técnica onde a planta fica suspensa no ar sendo alimentada através de spray de água e de e de nutrientes).
“Essa técnica é importante para a produção de clones de algodão, pois busca uma produtividade máxima e também a produção de fibras longas, que garante maior qualidade nas roupas.
“Para nós esta viagem é de extrema importância para conhecer essa experimentação na prática. É um momento de troca de informações e conhecimento com outros pesquisadores do CEBAS e abrimos aí um importante canal de comunicação e futuras relações com este órgão de pesquisa aqui da Espanha com o Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress