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Em Mato Grosso do Sul, festas de fim de ano devem injetar R$ 1,27 bilhão na economia

Em 2024, as celebrações de Natal e Ano Novo devem impulsionar a economia sul-mato-grossense, com uma estimativa de movimentação financeira de R$ 1,27 bilhão. A projeção, resultado de uma pesquisa sazonal realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), reforça o potencial das festividades como uma importante oportunidade para o comércio local.

“É um cenário perfeito para a operação de vendas, fidelizar clientes e fortalecer a economia. Considerando só o Natal, a movimentação total estimada é de R$ 837 milhões, que reflete no aumento de 38% em relação ao ano anterior. Desse valor total, R$ 414,8 milhões estão destinados à compra de presentes e R$ 422,6 milhões às comemorações. Já para o ano novo, a movimentação financeira estimada será de R$ 434 milhões, revelando também um aumento expressivo”, destaca o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.

De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário é otimista. “O consumidor sul-mato-grossense está mais propenso a celebrar, e isso reflete diretamente na economia. É o momento oportuno para o comércio se preparar, atender bem e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano. O gasto médio com presentes de Natal está em R$ 456, e o das comemorações em R$ 340, valores significativos que impulsionam nossa economia”, diz.

Comemorações e compra de presentes 

Quando se fala de Natal, a pesquisa revelou que 83,49% dos consumidores pretendem celebrar a data, enquanto 61,23% planejam comprar presentes. Entre os itens mais procurados estão as roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). A preferência pela compra em lojas físicas foi destacada por 86,81% dos consumidores, sendo que a maioria, 78,68%, revelou que pretende comprar no centro das cidades.

Os dados mostram a busca dos consumidores por experiências de compra e, segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, nesse caso, o atendimento é fator primordial para conquistar o cliente. Promoções personalizadas, como descontos progressivos e combos, também são estratégias recomendadas para atrair a atenção do público em relação a itens mais procurados, como roupas, calçados e brinquedos.

“Com 37% dos consumidores presenteando filhos e enteados, e considerando que os produtos mais procurados são as roupas, calçados e brinquedos, dê destaque a eles e invista em combos ou descontos progressivos. Aposte também nas redes sociais, mostre os bastidores da loja, conte histórias por trás dos produtos, apresente dicas de presentes e crie desafios ou sorteios temáticos de Natal e de Ano Novo para engajar os clientes e atrair mais movimento”, esclarece Maciel.

Já quando o assunto é o Ano Novo, a pesquisa revela que 83% das pessoas pretendem comemorar o réveillon, especialmente com a família e amigos próximos (80,98%). O gasto médio projetado para essas celebrações é de R$ 348, sendo os maiores valores registrados nos municípios de Três Lagoas (R$ 515,07), Coxim (R$ 443,92) e Campo Grande (R$ 332,10).

13º salário

A pesquisa também apontou tendências para os gastos programados com o 13º salário. Neste ano, 55,73% dos entrevistados informaram que não irão receber, enquanto 44,27% terão o benefício natalino. A maioria diz que pretende pagar contas (27,48%), seguido dos que irão poupar (13,34%). Outros 11,63% pretendem comprar móveis e eletroeletrônicos, ao passo em que 10,83% pagarão dívidas atrasadas.

Ao todo, o levantamento entrevistou 1.931 pessoas em oito municípios do Estado entre os dias 4 e 12 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro entre 5% e 6%. Confira a pesquisa na íntegra, ao clicar aqui.

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