Acompanhe a Nova Difusora 90.3 enquanto se mantém informado​

Ouça a FM 90.3 enquanto se mantém informado

Em entrevista à Nova Difusora FM, Leocir Montanha apresenta projetos para São Gabriel do Oeste

O candidato a prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Montanha (PSD), foi o primeiro a ser entrevistado pela Rádio Nova Difusora FM 90,3, ontem (26), quando se apresentou aos eleitores e falou de suas propostas caso seja eleito no próximo dia 6 de outubro.

“Tenho 56 anos de idade. Migrei para São Gabriel do Oeste juntamente com a minha família em 1981, há 43 anos, onde inicialmente moramos no sítio, trabalhando na agricultura. A minha família trabalhava com os meus parentes, os Montanhas. Como queria estudar, nos mudamos para a cidade, onde trabalhei inicialmente como garçom e, depois, fui trabalhar na madeireira, que não era nossa ainda”, recordou.

Na madeireira, conforme Leocir Montanha, trabalhou por dois anos como empregado, quando o ex-patrão, na época, decidiu vender a empresa. “Convenci meu pai a comprar e juntos começamos a empresa em 1985 e estamos lá até hoje, 39 anos depois, atendendo São Gabriel do Oeste, ajudando no desenvolvimento e no crescimento da cidade”, relatou.

O candidato ainda revelou que fez um curso técnico em contabilidade e, posteriormente, fez administração pública. “Casei muito cedo, com 19 anos, tendo três filhas maravilhosas, que são a Lana, a Ana Júlia e a Emanuele. Depois conheci a Clary, que é minha atual esposa e com quem tenho um filho maravilhoso, que é o Gustavo, de 7 anos”, recordou.

Leocir Montanha pontuou que, ao longo da sua trajetória em São Gabriel do Oeste, teve a oportunidade de participar muito dos movimentos sociais, através da igreja católica, a qual pertence e onde contribuiu na construção de várias comunidades religiosas.

“Eu também tive a oportunidade de ser presidente da Associação Comercial de São Gabriel do Oeste, por um mandato e meio, porque depois eu fui eleito presidente da Federação de Associações Comerciais, onde eu estive por dois mandatos”, declarou.

O empresário recordou que teve muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Contribuí muito para o desenvolvimento do sistema associativo de Mato Grosso do Sul. Nesse período, também fui eleito vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e das Associações Comerciais, onde também participei da criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, citou.

Ele também foi vogal da Junta Comercial e, por seis anos, foi conselheiro do Sebrae/MS. “Então, através do Sistema S, pude trazer muito desenvolvimento para São Gabriel do Oeste. E muitas outras coisas aconteceram na minha vida depois, como ser eleito vereador em 2012, ficando no cargo até 2016. Nesse período, ajudei na expansão de São Gabriel do Oeste através de uma lei que flexibilizou a criação de novos loteamentos. E podem notar que de 2015 para cá, a cidade voltou a crescer”, argumentou.

Propostas

Ainda durante a entrevista, Leocir Montanha revelou que pretende, junto com o seu candidato a vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, Rogério Rohr (PSD), fazer uma administração mais moderna e mais humanizada, valorizando cada profissional que já faz parte do quadro de servidores municipais.

“Quero administrar de forma mais democrática, levando às pessoas, principalmente para as que mais precisam, o atendimento necessário e humanizado na saúde, na educação, enfim, em todos as áreas”, afirmou.

O candidato disse que tem muitas propostas para São Gabriel do Oeste. “Acredito que a saúde sempre tem de vir em primeiro lugar e nós vemos a necessidade de ampliar os serviços de saúde até pela expansão do nosso município. Muita gente nova migrando para cá, a cidade crescendo, as indústrias gerando emprego e renda. Então saúde sempre é prioridade”, assegurou.

E na saúde, conforme, além da valorização do servidor público, outro compromisso é não privatizar o hospital municipal. “É um compromisso nosso. Também vamos criar programas novos. Nós temos uma proposta de criar a Casa Azul, um espaço que vai cuidar das famílias, das nossas crianças que têm dificuldade de aprendizado, das crianças com autismo e das crianças com outras necessidades especiais”, informou.

Ele também disse que pretende levar para os bairros Jardim Gramado e Jardim Fênix um atendimento 24 horas. “Hoje, já tem até meia-noite, mas queremos atender por 24 horas através, com estrutura própria e sem depender de ficar fazendo adaptações”, avisou.

O empresário ainda quer farmácias públicas mais próximas dos moradores. “Enfim, a saúde sempre será uma prioridade e nós queremos fazer isso junto com nossos servidores, sempre valorizando nossos médicos, nossos enfermeiros, nossos técnicos, nossos profissionais de saúde”, garantiu.

Mais saúde

Leocir Montanha ainda prometeu que o médico do posto de saúde vai atender no hospital municipal também, podendo fazer plantões. “Nós não vamos contratar empresa terceirizada. Nós queremos o nosso servidor trabalhando integrado, criando um sistema também integrado do posto de saúde com o hospital municipal, permitindo ao paciente chegar ao hospital e já ter a ficha que foi preenchida no posto de saúde nas mãos do médico, ou seja, todo o seu histórico de saúde”, assegurou.

Ele ainda pretende ter uma direção clínica no hospital formada por profissionais. “Pessoas capacitadas, que já tem no nosso município, vamos buscar quem é a melhor para tocar o nosso hospital e para ser o secretário municipal de saúde. Hoje, nós não temos nenhum cargo estabelecido ainda e não fizemos compromisso com ninguém até o momento para as secretarias municipais ou para os demais cargos públicos. Ganhando as eleições, nós vamos escolher entre o nosso quadro de profissionais, de servidores públicos, para promovê-los”, avisou.

O candidato citou ainda ir em busca de uma clínica particular em São Gabriel do Oeste, incentivando a vinda de uma rede privada de hospital para se implantar aqui e atender os planos de saúde particulares, desafogando um pouco a saúde pública. “Se a gente deu incentivo para trazer indústria e para gerar emprego, porque não podemos fazer o mesmo para a vinda de um hospital particular? Podemos dar incentivo de isenção de impostos e ver um espaço para fazer uma cedência para a implantação de um hospital realmente para poder atender todos esses convênios”, projetou.

Habitação

O candidato destacou a importância do investimento em infraestrutura urbano porque todos já sabem que o Frigorífico Aurora anunciou que vai ampliar sua linha de produção e as obras nesse sentido já estão em andamento.

“No próximo ano, serão contratados em torno de 1.000 novos empregados pela indústria e nós sabemos que, para cada emprego gerado pela indústria, outros quatro são criados no comércio e na área de serviços. Então, na verdade teremos quatro mil novos trabalhadores em São Gabriel a partir do próximo ano. Onde essas pessoas vão estudar? Onde essas pessoas vão morar? Nós precisamos, urgente, criar, através de uma agência de habitação, construir casas populares em São Gabriel do Oeste”, alertou.

Nos últimos oito anos, conforme Leocir Montanha, pouco foi feito no que diz respeito à casa popular. “Nós precisamos construir pelo menos umas 100 casas por ano, ou mais. Para isso, temos de buscar parceria do governo federal para construir mais casas populares”, avisou.

Educação

Na educação, ele disse que é preciso construir e implantar uma nova escola municipal, principalmente para atender as crianças da primeira fase do Ensino Fundamental, já da segunda fase até o fim do Ensino Médio é responsabilidade do Estado.

“Nós precisamos também ampliar as vagas nas Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil), construindo novas escolas para poder atender toda a demanda do nosso município”, avisou.

Sobre os auxiliares administrativos que trabalham dentro da sala de aula, o candidato pretende rever essa nomenclatura para valorizar esses profissionais que cuidam das crianças desde do berçário. “Nossos professores são quem nos orientam para a vida, cuidam dos nossos filhos, dos nossos netos, nós precisamos valorizá-los a cada dia. Sempre ouvindo, dialogando, dentro da legalidade, para que não possamos também sair das regras de contratações que o município tem teto”, citou.

Porém, conforme Leonir Montanha, é possível também fazer mais parcerias, como a feita com a Escola Família de Cristo, com a própria Aurora, que tem uma escola dentro do parque industrial, ou ainda fazer mais parcerias com outras entidades que possam oferecer vagas também para as crianças.

Asfalto

O candidato também se comprometeu em asfaltar as margens da rodovia, bem como no Jardim Gramado, além de alargar mais e asfaltar a Rua José Augusto Magalhães Buzato para atender as empresas. “Enfim, precisamos fazer asfalto também na zona rural. Nós podemos fazer esse asfalto, como já foi a sugestão do nosso vice, por meio de PPPs (Parcerias Público e Privado), para levar asfaltamento à zona rural”, sugeriu.

Cultura, lazer e esportes

Sobre cultura, lazer e esportes, o candidato lembrou que São Gabriel do Oeste tem fama de ser uma cidade de muito trabalho e pouco lazer. “Nós queremos investir muito nesse setor, nesse segmento. Na cultura, por exemplo, nós queremos levar um centro cultural para os bairros Jardim Gramado e Fênix. Nós temos aqui no centro, tem até ônibus trazendo as crianças, mas muitas mães reclamam que não podem colocar os filhos e as filhas nos programas culturais de dança e de música porque é muito distante”, exemplificou.

“Se tiver lá no bairro, vai ser mais fácil para essas pessoas terem acesso. O Rogério sempre fala, é muito mais barato a gente não deixar uma criança entrar na vida das drogas do que depois tentar tirá-la. Portanto, através dos projetos culturais, de esporte, de lazer, nós podemos dar atividades no contraturno das escolas”, comprometeu-se.

Na área de esporte, ele disse que é preciso terminar as instalações do estádio municipal, que ainda não tem iluminação, arquibancadas e vestiários dignos. “Muita coisa para melhorar ali para poder abrigar também jogos dos nossos campeonatos estaduais. E utilizar os espaços que já temos e criar novos espaços para a prática esportiva. E acima de tudo, ouvindo os profissionais que já atuam nas escolinhas de futebol, pois temos pessoas que se doam anos e anos gratuitamente”, lembrou.

Na visão dele, para tirar as crianças das ruas e trazê-las para o esporte, uma saída seria a área das lutas marciais. “O jiu-jitsu, o caratê, o judô, todas elas, vamos procurar incentivar quem tem iniciativas boas e com responsabilidade. E assim nós queremos fazer com que nossos filhos tenham mais opções de lazer. E na questão também, quando você fala em lazer, em cultura, nós temos as festas tradicionais do nosso município. Maio é o mês do município, aniversário da cidade. Vamos promover eventos, trazer atrações que possam trazer diversão também para o nosso povo, como a Festa do Leitão no Rolete”, exemplificou.

Segurança pública

Na parte de segurança pública, Leocir Montanha lembrou que é um dever do Estado, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, mas a Prefeitura pode ser parceira. “Nós temos também a possibilidade, e vamos discutir isso com a sociedade, de implantação da Guarda Municipal, que pode contribuir com a segurança pública”, citou.

Outra proposta é o videomonitoramento. “Já temos muitos pedidos de pessoas para ampliar em certos pontos que estão tendo muitos probleminhas. Ampliar o número de câmeras para monitorar a nossa cidade cada vez mais. Quando o cara vê que está sendo monitorado, ele vai pensar duas vezes antes de fazer uma coisa errada”, analisou.

Desenvolvimento sustentável

Na parte de desenvolvimento sustentável, o candidato do PSD citou a questão da coleta seletiva do lixo. “Eu falo sempre que o primeiro passo é as pessoas produzirem menos resíduos, menos lixo. Como que faz isso? Incentivando, promovendo campanhas através das escolas, nas mídias, na rádio, nas redes sociais, para as pessoas poderem ter a consciência de produzirem menos lixo”, lembrou.

Depois, de acordo com ele, vem a separação adequada para que o lixo já possa chegar ao destino pronto para ser reciclado. “Fazer realmente o máximo, se não 100%, mas chegar o máximo possível em reciclagem. E o que fazer com o lixo que não dá para reciclar? Hoje ele é levado para o Aterro do Cabo Grande, vamos continuar levando lá, até nós termos o nosso próprio aterro”, avisou.

Porém, o Leocir Montanha disse que o mais importante é valorizar quem coleta e separa o lixo adequadamente. “Temos de fazer o cadastro dessas pessoas que estão promovendo e ajudando na coleta seletiva. E acima de tudo, pensar também na nossa estação de tratamento de esgoto”, lembrou.

Hoje, ele sabe que a cidade já tem um sistema de peneiras, que filtra a água e separa os dejetos. “Claro que é um projeto bom, nós vamos reavaliar, vamos ver se vamos dar continuidade a esse projeto. Mas eu acho que o mais importante seria levar para mais distante, fazer uma estação de tratamento mais moderna, dentro dos parâmetros internacionais de tratamento de dejetos. Essa é a nossa proposta”, afirmou.

Visão de futuro

Leocir Montanha ainda ressaltou que tem uma visão de futuro para os próximos 20 anos. “Temos medidas que precisam ser tomadas de imediato, como eu já falei, infraestrutura e habitação, mas também nós temos que projetar São Gabriel do Oeste para 20 anos no futuro, valorizando o que cada prefeito já fez, o que cada profissional da administração pública fez e aproveitar tudo o que de bom foi feito para preparar o município para daqui 20 anos”, declarou.

O candidato disse que é preciso já pensar o município com 100 mil habitantes. “E isso tem que ser feito, deixar no papel, estudado, discutido com todos os segmentos da nossa sociedade, da nossa população. Desde o mais humilde até o maior empreendedor, nós vamos ouvi-los para fazer um planejamento de futuro para não acontecer o que está acontecendo hoje. A indústria está aí, anunciando a abertura de 1.000 novas vagas, mas não tem habitação no município para esses novos cidadãos”, alertou.

Ele disse que já falou com os representantes do Frigorífico Aurora e eles estão desesperados para saber onde esses novos funcionários vão morar com suas famílias. “O que que vão fazer para abrigar essas pessoas? Vão continuar buscando tudo de fora? Não, nós temos que dar condições. Primeiro é buscar empresas para empregar mais, porém temos de fazer a nossa parte e dar condições de infraestrutura urbana, de educação e de saúde para que todos possam ter a dignidade de moradia e de uma esperança para o futuro”, pontuou.

Considerações finais

Para finalizar a entrevista, o candidato a prefeito de São Gabriel do Oeste pelo PSD focou na parte do comércio e do empreendedorismo. “Tenho um bom trâmite com o Sistema S e quero trazer profissionalização e valorização dos empreendedores locais. E dizer uma coisa importante, o nosso vice-prefeito não vai assumir nenhuma secretaria municipal. É um compromisso nosso, já está combinado. Ele vai atuar como vice realmente, ouvindo as demandas, andando nos bairros, nos assentamentos e nos distritos para trazendo as demandas para que juntos possamos administrar de uma forma segura e ouvindo a população”, prometeu.

Ele também pediu à população um voto de confiança, votando no 55, no próximo dia 6 de outubro. “Vocês podem contar comigo como prefeito e com o Rogério como vice. Nossa mensagem é de esperança e de amor. Deus sempre estará na nossa frente, todos os dias. Quando eu acordo pela manhã, coloco Deus em primeiro lugar na minha vida. E é nessa linha que eu quero trabalhar e administrar São Gabriel do Oeste. Sempre com Deus em primeiro lugar, ouvindo as pessoas e trabalhando de uma forma que valorize a cada profissional do município e também valorize as pessoas de São Gabriel do Oeste. Todos que quiserem empreender, morar aqui e viver, terão a oportunidade”, finalizou.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress