Um acidente envolvendo uma arma de fogo deixou um homem gravemente ferido na tarde desta quinta-feira (1º), em uma fazenda na zona rural de Bandeirantes. De acordo com a Polícia Civil, o disparo foi acidental e ocorreu enquanto o gerente da propriedade, de 36 anos, realizava a limpeza de uma pistola calibre 9 mm.
O tiro atingiu o abdômen de um amigo da vítima, de 48 anos, que estava de visita na propriedade. O projétil perfurou a região com entrada e saída, exigindo atendimento imediato. A vítima foi socorrida inicialmente no Hospital Municipal João Carneiro de Mendonça e, devido à gravidade do ferimento, transferida em vaga zero para a Santa Casa de Campo Grande.
O autor do disparo também sofreu um ferimento leve no punho esquerdo, causado pelo recuo da arma. Ele recebeu atendimento médico e teve alta no mesmo dia. Em seguida, acompanhou a polícia até a fazenda para prestar esclarecimentos.
Segundo relatos colhidos pela polícia, o acidente aconteceu porque o homem não verificou se a pistola estava descarregada antes de iniciar a limpeza. Ao pressionar o gatilho durante o procedimento, a arma, que ainda tinha um projétil na câmara, disparou.
A arma envolvida no incidente, uma pistola TS9, calibre 9 mm, foi apreendida, assim como o estojo deflagrado. O suspeito também possui uma carabina calibre .357 Magnum, da marca Amadeo Rossi, mas ela não pôde ser recolhida porque estava trancada em um cofre que não foi aberto no momento da ocorrência.
O gerente da fazenda é registrado como CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e possui autorização para caça na região. A Polícia Civil confirmou que toda a documentação das armas está regularizada.
Testemunhas e a própria vítima, antes da transferência, confirmaram que o disparo foi acidental. O caso foi registrado como “disparo de arma de fogo” e “lesão corporal culposa” (sem intenção de ferir).
A investigação segue em andamento para apurar se houve outras irregularidades, mas, até o momento, as autoridades tratam o incidente como um acidente por negligência no manuseio de arma de fogo.
Tony Franco