As cooperativas têm um papel fundamental no apoio aos pequenos produtores que vivem do campo. Questões logísticas, financeiras e de mercado são preocupações que tiram o sono dos agricultores, mas que podem ser solucionadas por meio da coletividade.
Atualmente, três cooperativas reúnem a produção de aproximadamente 688 produtores na CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Uma delas é a Coop-Grande, fundada em 5 de maio de 1935 por um grupo de produtores da colônia japonesa.
A Coop-Grande (Cooperativa Agrícola de Campo Grande) é uma das cooperativas mais antigas de Mato Grosso do Sul, com 89 anos de existência. A cooperativa é responsável por um dos pavilhões da CEASA, que concentra a produção de 114 pequenos produtores.
As frutas, verduras e legumes vendidos no local são cultivados, em grande parte, nas propriedades rurais das quatro cidades em que a Coop-Grande atua: Jaraguari, Terenos, Sidrolândia e Campo Grande. O pavilhão da Coop-Grande é um dos mais movimentados das Centrais.
O local serve como ponto de apoio, coberto e seguro, onde os agricultores podem receber seus clientes nas modalidades de atacado e varejo, além de manter suas mercadorias em excelente estado de conservação. O pavilhão da Coop-Grande está aberto ao público em geral a partir das 4h, de segunda a sábado.
Cooperativas da CEASA/MS
Acompanhe o site da CEASA/MS (https://www.ceasa.ms.gov.br/ ) e conheça, em breve, o trabalho desenvolvido pela CAMVA (Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre) e da Cooplaf (Cooperativa da Agricultura Mista da Pecuária de Corte e da Agricultura Familiar).