Acompanhe a Nova Difusora 94.9 enquanto se mantém informado

Ouça a FM 94.9 enquanto se mantém informado

Comissão discute fortalecimento da cultura pantaneira em primeiro encontro de 2025

O Sebrae/MS sediou, nesta segunda-feira (15) em Campo Grande, o primeiro encontro de 2025 da Comissão para Valorização da Cultura Pantaneira. A reunião marcou o início de uma nova etapa de trabalho coletivo, que conta hoje com representantes de mais de 30 instituições públicas e privadas ligadas à cultura, educação, turismo e desenvolvimento sustentável dos municípios pantaneiros do estado.

Com uma agenda repleta de propostas para o ano, a Comissão tem como foco principal fortalecer a identidade cultural do Pantanal sul-mato-grossense, promovendo ações que contribuam com a geração de renda, a preservação de saberes tradicionais e o incentivo ao empreendedorismo local.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz, a Comissão surgiu em meados de 2012 com o propósito de destacar o Pantanal como um ativo estratégico para o Mato Grosso do Sul. “A gente entende que o Pantanal é um ativo enorme. E a cultura pantaneira representa uma riqueza imensurável, que precisa ser valorizada, conectada ao mercado e à internacionalização. O Sebrae, este ano, quer trabalhar fortemente a comercialização e a Comissão está alinhada a isso, com uma agenda extensa para 2025”, pontua.

A consultora do Sebrae/MS, Márcia Rocha, explicou que a Comissão atua em eixos como cultura, turismo e educação, que se tornou uma prioridade neste ano. “O objetivo é fortalecer a cultura pantaneira, gerando trabalho e renda para as comunidades do Pantanal, valorizando as pessoas e suas atividades cotidianas”. Ela reforçou ainda a intenção de criar comissões municipais de valorização da cultura e identificar centros de referência nos territórios. “Queremos mostrar essa cultura com foco no empreendedorismo, porque há muitas atividades que, com apoio, podem se tornar oportunidades reais de mercado”, complementou.

Entre as principais iniciativas discutidas, está o apoio à realização de mais uma edição do Festival da Cultura Pantaneira, previsto para o segundo semestre deste ano. Em 2024, o evento ocorreu no município de Miranda, reunindo manifestações culturais, gastronômicas e artísticas das cidades da região, transformando a ação em uma vitrine das expressões pantaneiras.

Educação em foco

O município de Rio Verde de Mato Grosso vem se destacando nesse cenário de fomento à cultura pantaneira, principalmente na educação. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Pereira Moisés, apresentou durante o encontro um projeto que desenvolve desde 2021 com o Sebrae, no qual as crianças são alfabetizadas com elementos do Pantanal. “Hoje mostramos esse projeto, que é um case de sucesso, para incentivar outros municípios a levarem a proposta às suas escolas”, contou. Ela atua há 33 anos como professora na rede municipal e ressaltou que a iniciativa é fruto do trabalho coletivo da equipe pedagógica da secretaria.

De acordo com a secretária adjunta de Educação do mesmo município, Ellen Melo, Rio Verde vem se consolidando como um polo da cultura pantaneira. “Nossa cidade está às margens do Pantanal, temos turismo de paisagem, muita cultura envolvida, com fazendas e comitivas. A gente respira a cultura. E tudo isso precisa estar na educação, para que a criança ame ser pantaneira”, finaliza.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Compartilhe:

Mais Notícias

plugins premium WordPress