Na Caravana do Agro Exportador, inserida dentro do Fórum Agro, realizado no dia 10 de abril em Campo Grande (MS), representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reforçaram a importância de estratégias para garantir o acesso efetivo dos produtos brasileiros aos mercados internacionais. O evento ocorreu dentro da programação da Expogrande e reuniu autoridades, produtores e lideranças do setor.
Representando a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, o diretor de Negociações Não-Tarifárias, Augusto Billi, alertou para o crescimento de barreiras comerciais de diferentes naturezas — tarifárias, sanitárias e, mais recentemente, ambientais. Segundo ele, a atuação do Brasil no cenário internacional exige firmeza, base científica e articulação em fóruns multilaterais, política já adotada pela atual gestão.
Na sequência, a diretora de Promoção Comercial e Investimentos da SCRI, Ângela Peres, reforçou que a abertura de mercados é apenas o primeiro passo. Segundo ela, é necessário apoiar exportadores na capacitação técnica e investir em ações de promoção comercial. “Nosso foco agora é transformar acesso em vendas concretas. Isso exige estratégia, inteligência de mercado e presença internacional qualificada, destacando o papel essencial dos adidos agrícolas”, disse.
A iniciativa da Caravana do Agro Exportador integra uma série de ações do Mapa voltadas à promoção comercial dos produtos do agronegócio brasileiro, que se somam a outras ações do governo brasileiro. Durante o evento, foram apresentadas ferramentas de apoio ao exportador, como o AgroInsight, o ConectAgro e o Passaporte Agro, além de experiências de orientações práticas sobre habilitação sanitária, certificações e exigências dos países importadores.
A participação do Mapa no Fórum Agro reflete a atuação coordenada entre governo e setor produtivo para fortalecer a posição do Brasil como um dos principais fornecedores globais de alimentos. Os debates colocaram em evidência os desafios impostos por um cenário internacional em transformação e a necessidade de soluções técnicas e comerciais, além de parcerias para sustentar o crescimento das exportações agropecuárias brasileiras.