O boletim epidemiológico divulgado ontem (7) pela SES (Secretaria Estado de Saúde) confirmou a primeira morte por dengue neste ano em Mato Grosso do Sul e 554 casos. O óbito é de uma idosa de 76 anos de idade, moradora do município de Inocência (MS), que apresentou os sintomas no dia 11 de janeiro e faleceu no dia 16 do mesmo mês, sendo que ela não tinha comorbidades.
Além disso, no mesmo período, foram registrados 1.621 casos prováveis da doença e há dois óbitos em investigação. Nos últimos 14 dias, Sete Quedas e Inocência registraram alta incidência de casos confirmados, já Pedro Gomes e Japorã registraram média incidência de casos confirmados para a doença. Ainda conforme o boletim, 123.907 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população.
Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 868 casos prováveis, sendo 64 confirmados, sendo que não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação e, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins: