Na última terça-feira (26), o Conselho Municipal do Idoso deliberou sobre diversas pautas na Sala dos Conselhos, com destaque para a aprovação de um projeto importante para a Casa Lar dos Idosos “Soraia Chrun”.
A iniciativa, apresentada pela Associação dos Leigos Acolhedores de Cristo (ALAC), busca a
captação de recursos do Fundo Municipal do Idoso (FMI) para aprimorar as instalações da casa, incluindo a aquisição de mobiliário, instalação de sistema de segurança e monitoramento, e
climatização.
A Casa Lar dos Idosos, construída com recursos próprios da Prefeitura de São Gabriel do Oeste,
foi cedida à ALAC para o acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade,
oferecendo cuidado e proteção para aquelas pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os
sexos, que não possuam condições de permanecer em suas famílias devido a diversos motivos,
como violência, negligência ou abandono.
A reunião foi conduzida pela presidente do Conselho, Eslaine Zandomenighi e contou com a
presença de Conselheiros, Presidente e Técnicos da ALAC e Secretária Municipal de Assistência Social Rosane Moccelin de Arruda.
Após análise e discussão entre os presentes, o projeto foi aprovado por unanimidade, garantindo assim a destinação de cerca de R$ 388 mil, provenientes do Imposto de Renda Solidário 2023, para os investimentos necessários na sede da Casa Lar dos Idosos. Agora o projeto segue para as tramitações administrativas.
“Esse investimento não apenas melhora as condições físicas da instituição, mas também reforça o compromisso da comunidade em oferecer um ambiente acolhedor e digno para os idosos em situação de vulnerabilidade”, afirma Eslaine, presidente do CMI.
Tony Franco