A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 10 de maio, o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe). A mobilização acontece das 07h às 13h, em todas as Unidades de Saúde da área urbana, e tem como público-alvo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Além da vacina contra a gripe, haverá também: Suplementação de vitamina A para crianças de 6 a 59 meses; Pesagem obrigatória das famílias beneficiárias do Bolsa Família. Para o atendimento, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento com foto.
Prevenção é o melhor caminho
Com a chegada do outono e a queda das temperaturas, as doenças do trato respiratório — como gripes, resfriados, bronquites e pneumonias — aumentam significativamente. A vacinação contra a gripe é uma medida essencial de proteção, especialmente para os grupos mais vulneráveis a complicações, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
“A vacina salva vidas e reduz internações. Nesse período do ano, a prevenção é um ato de responsabilidade individual e coletiva”, reforça o prefeito Leocir Montanha.
Quem pode se vacinar no Dia D?
Estão entre os grupos prioritários: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Professores; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais da segurança, salvamento e Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo; Funcionários do sistema prisional; População privada de liberdade.
Está gripado? Atenção!
A Secretaria de Saúde orienta que quem estiver com sintomas gripais ou resfriado deve procurar uma Unidade de Saúde antes de se vacinar, para avaliação médica. A presença de febre ou sintomas agudos pode adiar temporariamente a aplicação da dose, para garantir a segurança e a eficácia da imunização.
Vacinar é um ato de cuidado! A gripe não é apenas um desconforto passageiro. Em pessoas com saúde fragilizada, ela pode evoluir para quadros graves e até levar à morte. Com a vacinação em dia, o corpo está mais preparado para reagir ao vírus, reduzindo a gravidade da infecção.
A Secretaria de Saúde lembra ainda que manter hábitos simples, como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, e evitar ambientes fechados e aglomerações quando estiver com sintomas gripais, são medidas complementares que ajudam na proteção da comunidade.
Neste sábado, se você faz parte de um dos grupos prioritários, vá até a Unidade de Saúde mais próxima e garanta sua dose de proteção. Vacinar é um gesto de amor por você e por todos ao seu redor.