O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou a 4ª edição do BioInova, um evento estratégico para debater a inovação e o uso de bioinsumos como ferramenta para promover uma agropecuária mais sustentável. O evento aconteceu nesta quinta-feira (12), de forma online, organizado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) e pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro).
Com o tema “Rede de Inovação em Bioinsumos: dois anos de avanços e conexões”, a 4ª edição celebrou o aniversário de dois anos da Rede de Inovação em Bioinsumos, consolidada no âmbito do Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), instituído pelo Decreto nº 10.375/2020.
A Rede tem impulsionado a troca de experiências entre diversos atores da indústria e a pesquisa, promovendo o desenvolvimento de soluções biológicas por meio de inovação aberta. Nesta edição, o evento destacou a relevância do Estudo Estratégico Nitro+, sobre o uso de bioinsumos em gramíneas com alto potencial de descarbonização e promoveu o alinhamento entre o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) e o Plano Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), discutindo oportunidades de sinergia entre essas iniciativas.